Açoriano Oriental
Zimbabué prevê crescimento de 4% em 2008
O governo do Zimbabué prevê que a economia do país cresça quatro por cento no próximo ano, pondo fim a oito anos de recessão, e também que a inflação caia para cerca de um quarto da actualmente registada.
Zimbabué prevê crescimento de 4% em 2008

Autor: Lusa / AO online
A previsão consta do Orçamento de Estado para 2008 e foi hoje dada a conhecer pelo ministro das Finanças do Zimbabué, Samuel Mumbengegwi.

Em discurso no parlamento, citado pelas agências internacionais, o ministro zimbabueano adiantou que o crescimento de 2008 será sustentado "pelos sectores agrícola e da indústria".

Ao fim de oito anos de crescimento económico negativo, o PIB do país "encolheu" em 40 por cento.

A inflação, que rondava os 8.000 por cento em Setembro, a mais alta taxa do mundo, deverá cair para 1.978 por cento, adiantou.

Contudo, "a hiperinflação continua a ser um grande problema" para o país, afirmou Samuel Mumbengegwi.

Economistas citados pelas agências internacionais afirmam que as previsões governamentais têm vindo a revelar-se "excessivamente optimistas" em relação à evolução económica real do país.

No parlamento, o ministro zimbabueano adiantou ainda que as despesas de importação de alimentos deverão mais do que duplicar no próximo ano, para 405 milhões de dólares.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.