Açoriano Oriental
Liga dos Campeões
Vitória feliz do FC Porto no terreno do Besiktas
Um golo de Quaresma, aos 92 minutos, valeu ao FC Porto uma importante vitória na Turquia, em jogo da segunda jornada do Grupo A da Liga dos Campeões
Vitória feliz do FC Porto no terreno do Besiktas

Autor: Lusa/AO
O êxito "azul e branco" - difícil e algo feliz - torna-se ainda mais importante pelo facto do seu provável maior rival, o Marselha, ter surpreendido, ao vencer em casa do vice-campeão europeu Liverpool (1-0), em teoria a equipa mais forte do grupo A.

    O Marselha lidera agora com seis pontos, seguido do FC Porto com quatro, Liverpool com um e Besiktas ainda sem pontuar.

    Os turcos revelaram-se uma equipa ao alcance dos bicampeões portugueses, mas a verdade é que o conjunto de Jesualdo Ferreira só na segunda parte mostrou ambição, criando três oportunidades flagrantes, mas desperdiçadas.

    Quando o nulo parecia inevitável, ao segundo dos três minutos de compensação, Ricardo Quaresma surgiu na área a emendar com sucesso um remate falhado de Lucho.

    Num jogo nem sempre emotivo, fértil em passes transviados, o FC Porto mostrou um lado cinzento durante longos períodos, mas, mesmo sem arriscar muito em termos tácticos, acabou bafejado por alguma sorte ,frente a um adversário voluntarioso, mas sem estofo para lutar pela qualificação.

    A primeira parte foi incipiente, com o FC Porto a revelar-se inofensivo (não incomodou no contra-ataque) e o Besiktas, mais dominador, sem a pontaria que desejaria, já que andou regularmente perto da baliza de Helton, em lances de bola parada, onde habitualmente criava mais perigo.

    O lateral direito Kurtulus (três minutos) ganhou de cabeça entre os defesas lusos, mas atirou por cima, avisando das intenções ofensivas turcas, que os "dragões" serenaram até aos 25 minutos: neste período, os lusos criavam desequilíbrios quando atacavam em velocidade, mas ficou apenas o registo de um passe de Quaresma a rasgar a defesa ao qual o muito apagado Tarik chegou ligeiramente atrasado.

    Bobó (25), de costas para a baliza, cabeceou para defesa instintiva de Helton e despertou o Besiktas, que teve a melhor oportunidade quando Toraman (27), na cara de Helton, atirou à meia volta, mas por cima.

    Raul Meireles (33 e 39) tentou a resposta com "bombas" de fora da área, mas errou o alvo e, em cima do intervalo, na sequência de livre, Cissé obrigou Helton à intervenção mais difícil, com desvio para a linha lateral.

    A atitude do FC Porto mudou substancialmente para melhor na segunda parte e, por via disso, a presença na área também, com a equipa a desperdiçar na pequena área duas situações soberanas para marcar, ambas a cruzamento de Lucho: no primeiro, Raul Meireles (52) chegou atrasado de cabeça e depois foi Quaresma (63) a emendar com o pé direito, mas ao lado.

    O Besiktas agora não incomodava - excepção para um desvio de Stepanov, que deixou Cissé com espaço para remate às malhas laterais - e, em contra-ataque, Cech (77) cruzou para a cabeça de Adriano, que errou por pouco.

    Os turcos reagiram e pressionaram na parte final, com Helton (81) a brilhar, ao defender com os pés um golo "cantado" por Delgado, isolado sobre a direita.

    Quando o empate parecia perdurar e o jogo estava "aberto", Quaresma, oportuno, fez o único golo da partida.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados