Visit Azores aprova Plano de Atividades e Orçamento para 2026 de 8 ME

A Associação Visit Azores aprovou o Plano e Orçamento para 2026, que define a estratégia de promoção turística do Destino Açores, com um orçamento de 8,02 milhões de euros, apostando na sustentabilidade, na natureza e na diferenciação da oferta



O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Visit Azores foi aprovado, por maioria dos associados, em assembleia geral, segundo um comunicado de imprensa, enviado à agência Lusa.

De acordo com a associação, o documento orientador da estratégia anual de promoção turística do Destino Açores assenta em quatro pilares estratégicos: presença nos mercados emissores, desenvolvimento das acessibilidades aéreas e comunicação institucional, visando consolidar a notoriedade internacional dos Açores como destino sustentável, de natureza e aventura.

A associação Visit Azores, responsável pela promoção turística dos Açores, adianta que o orçamento aprovado para 2026 ascende a 8.023.269 euros, prevendo-se ainda "a possibilidade de alavancagem através de fundos comunitários" que permita reforçar as ações estratégicas de promoção e desenvolvimento turístico "em alinhamento com as orientações regionais e europeias".

"O documento orientador define a estratégia anual de promoção turística do Destino Açores, reforçando a aposta na sustentabilidade, na natureza e na diferenciação da oferta regional, tanto em terra como no mar", sublinha a associação presidida por Luís Capdeville.

Entre os principais objetivos para 2026, a associação destaca o reforço do posicionamento dos Açores como destino de qualidade e excelência, o aumento da procura e a redução da sazonalidade através do alargamento de operações aéreas, a qualificação da promoção turística, com foco em produtos de mar e terra e campanhas orientadas para segmentos de maior valor acrescentado.

A Visit Azores sublinha ainda que, apesar das "adversidades" e da conjuntura externa "desafiante", existe "plena confiança no trabalho conjunto entre empresários, municípios e associações empresariais", sublinhando que "a força" do setor turístico açoriano continua a residir na cooperação, inovação e preservação da "autenticidade do destino".

Para Luís Capdeville, o plano e orçamento 2026 "reflete a visão de um turismo que promove, protege e valoriza os Açores".

"Acreditamos que, com o empenho de todos os ‘stakeholders’, continuaremos a construir um destino cada vez mais forte, competitivo e reconhecido pela sua diferenciação, sustentabilidade e excelência", sublinha o responsável, citado na nota de imprensa.

A Visit Azores garante ainda, em 2026, uma promoção integrada e colaborativa, assegurando que "os Açores permanecem entre os destinos de natureza mais inspiradores e sustentáveis do mundo".


PUB