Açoriano Oriental
Vasco Cordeiro defende diferencial fiscal nos Açores em reunião com Passos Coelho
O presidente do Governo Regional dos Açores defendeu hoje numa audiência com o primeiro-ministro a importância de se manter o diferencial fiscal entre a região e o país, manifestando-se convicto de que os argumentos apresentados "merecem ser ponderados".
Vasco Cordeiro defende diferencial fiscal nos Açores em reunião com Passos Coelho

Autor: Lusa / AO online

 

Depois de uma reunião de mais de uma hora e meia com Pedro Passos Coelho, em Lisboa, Vasco Cordeiro disse que salientou a "importância de ser mantida a discriminação para as regiões autónomas em relação ao diferencial fiscal que existe relativamente ao continente, nas taxas de vários impostos, e também naquela que é a fórmula de transferências para as regiões autónomas a título de solidariedade nacional".

O presidente do Governo açoriano considerou que existem "todas as condições" para que o diferencial seja mantido, desde as provas dadas na "boa gestão dos recursos colocados” à disposição dos Açores e à necessidade de, por ser uma região ultraperiférica, "reforçar os mecanismos da sua competitividade fiscal".

Acrescentando que, caso não se mantenha esta discriminação positiva, as empresas e famílias açorianas "vão ser penalizadas desnecessariamente", Vasco Cordeiro concluiu: "Não há razão para eliminar esse diferencial fiscal".

O líder socialista dos Açores recusou indicar qual foi a posição do primeiro-ministro sobre esta matéria, afirmando estar convicto de que "os argumentos que assistem aos Açores merecem ser ponderados e analisados".

Vasco Cordeiro admitiu sair "satisfeito" da audiência com Pedro Passos Coelho, por "ter tido a oportunidade de tornar patente" as preocupações dos Açores.

Em cima da mesa estiveram também temas como a redução da presença norte-americana na Base das Lajes e o futuro da Universidade e da RTP dos Açores, com o presidente do governo regional a defender a importância que estas duas instituições têm para a região, pelo potencial de crescimento e pela representação da identidade regional açoriana, respetivamente.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados