Açoriano Oriental
Covid-19
Urgência do HDES com novas instalações de pré-triagem Covid

Desde quinta-feira que entrou em funcionamento um novo espaço de pré-triagem Covid do Serviço de Urgência do Hospital de Divino Espírito Santo em Ponta Delgada.

Urgência do HDES com  novas instalações de pré-triagem Covid

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

A pré-triagem do serviço de urgência passou a funcionar em unidade modular, recentemente adquirida pelo HDES, uma unidade veio melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde e o atendimento aos utentes, indica nota.

Com as recentes orientações sobre a definição de caso suspeito, emanadas pela Direção Regional da Saúde, houve "necessidade de adequar o sistema de pré-triagem. Assim, foram criados dois espaços, um para uma primeira abordagem a todos os utentes, onde são separados aqueles que apresentam critérios clínicos sugestivos de caso suspeito dos restantes, e outro para a avaliação da gravidade da apresentação clínica dos doentes que apresentam critérios clínicos suspeitos de Covid-19", lê-se na nota.

Refira-se que a pré-triagem, desde o seu início, tem sido efetuada por médicos internos, com apoio de um assistente operacional, posteriormente também por enfermeiros e, de agora em diante, passará a ter a colaboração de um assistente técnico que terá a função de inquirir os utentes sobre as suas queixas, de proceder à inscrição administrativa e subsequente separação dos que apresentarem queixas sugestivas para a área de avaliação da gravidade da apresentação clínica sendo então atendido por um enfermeiro ou por um médico. Esta avaliação irá classificar os utentes, adultos e pediátricos, em ligeiros, moderados, graves ou críticos, enfatizando eventual critério epidemiológico associado.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados