Açoriano Oriental
Angola/RDCongo
UNITA pede solução multilateral para crise entre Luanda e Kinshasa
A UNITA, maior partido da oposição em Angola, pediu esta segunda-feira que Luanda e Kinshasa accionem os mecanismos multilaterais africanos para resolver o problema dos cidadãos que estão a ser repatriados em massa de ambos os países.

Autor: Lusa/AO online

O porta-voz da UNITA, Alcides Sakala, disse à Agência Lusa que Angola e a República Democrática do Congo (RDC), "no interesse dos dois países", deviam encarar a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEAC) e a Comunidade de Estados da África Austral (SADC) como plataformas privilegiadas para a procura de uma solução consensual para o problema das expulsões mútuas de cidadãos.

 

Enquanto uma solução não surge, Alcides Sakala defende que a "lua-de-mel" entre os presidentes angolano, José Eduardo dos Santos, que ainda não se pronunciou sobre esta situação, e da RDC, Joseph Kabila, "chegou ao fim".

 

José Eduardo dos Santos e Joseph Kabila são tidos como dois aliados desde que o actual Presidente congolês recebeu apoio militar de Luanda durante o conflito armado com o Ruanda, entre 1998 e 2002.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados