Açoriano Oriental
Unidades de saúde aproximam-se do equilíbrio financeiro
As unidades de saúde dos Açores estão a aproximar-se do "equilíbrio financeiro", afirma o secretário regional da Saúde, que revelou que o investimento neste setor baixará em 2014 por causa da diminuição de obras em infraestruturas.
Unidades de saúde aproximam-se do equilíbrio financeiro

Autor: Lusa/AO online

Segundo explicou aos jornalistas Luís Cabral, no final de uma audição parlamentar sobre as propostas de Plano e Orçamento regional para 2014, na cidade da Horta, as unidades de saúde dos Açores estão a aproximar-se do "equilíbrio financeiro".

"Estamos muito próximo disso. Existem resultados preliminares que nos apontam que os hospitais estão começando a encontrar um equilíbrio financeiro e os próprios relatórios do Tribunal de Contas já o evidenciou", sublinhou Luís Cabral.

Para o titular da pasta da Saúde no Governo dos Açores, é ainda necessário continuar a realizar um "trabalho muito direto com as unidades de saúde" no sentido de encontrar alguns "focos de otimização da despesa".

Luís Cabral deu como exemplo o Hospital do Divino Espírito Santo, em São Miguel, o maior dos Açores, que "reduziu significativamente o seu défice" ao longo deste ano, demonstrando que é possível diminuir o volume de despesas das unidades de saúde.

O Orçamento do Governo Regional para 2014 prevê um montante global de 276 milhões de euros para o setor da Saúde, 40 milhões dos quais para investimentos, menos 6,5 milhões do que este ano.

Uma redução justificada por Luís Cabral com a diminuição do número de obras de construção e remodelação dos hospitais e centros de saúde.

Ainda assim, uma das grandes obras previstas para 2014 é a construção do novo centro de saúde de Ponta Delgada, um investimento que, segundo o secretário regional, vai permitir aos médicos de medicina geral e familiar desenvolver "com melhores condições as políticas de proximidade", bem como um "melhor aproveitamento dos recursos materiais e humanos".

As propostas de plano de investimentos e de orçamento dos Açores para 2014 serão debatidas e votadas no parlamento açoriano no final do mês.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados