União Sportiva critica divisão da Palavra Açores

André Amaral sublinha a discriminação que persiste entre as equipas femininas e masculinas. Tabela com a distribuição das verbas foi publicada ontem em Jornal Oficial.



O Governo Regional dos Açores publicou ontem, em Jornal Oficial, a resolução do Conselho de Governo que definiu a tabela do apoio da Palavra Açores para a temporada 2019/2020, dados já revelados pelo Açoriano Oriental na edição de 21 de setembro.


Ao todo são 1,8 milhões de euros a dividir por 13 equipas (futebol, basquetebol, voleibol, andebol, hóquei em patins e ténis de mesa) mais o campeão dos Açores de ralis, com o Santa Clara a receber a “fatia de leão” (1 milhão).


A crítica do presidente do Clube União Sportiva centrou-se naquilo que apelida de “discriminação nos apoios da Palavra Açores”. Para André Amaral, o facto da equipa masculina do Sport Clube Lusitânia receber 126 mil euros e os femininos do União Sportiva apenas 38 mil, quando ambos militam no escalão principal do basquetebol nacional, significa que “o género masculino vale mais 88 mil euros que o género feminino”.


Em declarações proferidas na sua página na rede social Facebook, e aqui reproduzidas com a autorização do próprio, o dirigente ataca os “graus de notoriedade diferentes” utilizados pelo governo açoriano para justificar a discrepância no valor dos apoios.


“Os masculinos recebem todos por igual e os femininos também. Ou será que o andebol, o voleibol e o basquetebol masculino tem exatamente a mesma notoriedade que lhes permite receber ao cêntimo por igual. E será que o hóquei em patins masculino da 2.ª Divisão Nacional tem exatamente a mesma notoriedade que o voleibol feminino e o basquetebol feminino (que lutam por títulos nacionais) que lhes permite receber por igual?” questiona André Amaral.


Esta questão tem sido levantada nos últimos meses, com a deputada social-democrata Mónica Seidi a questionar o Governo Regional dos Açores sobre o porquê da disparidade entre os apoios dados a clubes no mesmo escalão competitivo. Em março deste ano, Berto Messias, secretário regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, referiu que estava a ser feita uma avaliação em relação ao ‘share’ e aos impactos mediáticos e publicitários em várias modalidades, de forma a se perceber quais os seus reais impactos mediáticos”, avaliação esta que ainda continua por ser revelada.


Equipa prepara-se para arranque ‘difícil’ de competição frente ao Benfica


A equipa sénior feminina do União Sportiva inicia oficialmente a sua época desportiva esta sexta-feira, às 18h00, em Portimão, com a participação na Taça Vítor Hugo. O embate com o Benfica está a ser preparado ao pormenor, com o presidente da formação açoriana apostado em estar novamente nas finais das provas.

“Montamos uma equipa competitiva e o objetivo é estar presente nas decisões”, refere André Amaral, acrescentando esperar muitas dificuldades frente às “águias”, equipa que se reforçou muito esta época, “inclusive com três jogadoras nossas”, referindo-se à norte-americana Destinee Young e as portuguesas Joana Soeiro e Josephine Filipe.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares