União Africana em reunião de urgência para analisar situação na Guiné Conacri

O conselho de Paz e Segurança da União Africana está reunido de urgência, em Adis Abeba, para analisar a situação da Guiné-Conacri, palco de uma tentativa de golpe de Estado militar depois do anúncio da morte do presidente.



    Antes do início dos trabalhos, que decorrem a porta fechada, os embaixadores membros do Conselho de Paz e Segurança fizeram um minuto de silêncio em memória do presidente falecido, Lansana Conté.

    Terça-feira, a União Africana(UA) condenou "firmemente" a tentativa de golpe de Estado e indicou que reuniria de urgência o seu conselho de Paz e Segurança.

    Horas depois do anúncio da morte do presidente Lansana Conté, na segunda-feira, um capitão do exército da Guiné-Conacri anunciou na rádio estatal a "dissolução do governo, das instituições republicanas e da Constituição" do país.

    O general muçulmano de etnia susu Lansana Conté morreu segunda-feira à noite, aos 74 anos, na sequência de doença crónica.

    No poder desde 1984, o general-presidente reprimiu violentamente os movimentos de contestação ao seu governo, considerado "catastrófico" por organizações não governamentais.

   
PUB

A quota de pesca do atum-rabilho vai aumentar 21% em 2026, permitindo aos pescadores açorianos “capturar 115 toneladas desta espécie de elevado valor comercial”, revelou ontem o Governo Regional dos Açores.

Na véspera do Dia dos Namorados, a Escola Secundária Antero de Quental realizou uma ação sobre violência no namoro, no meio digital. A iniciativa foi em parceria com Associação Desliga.