Açoriano Oriental
Violência doméstica
Um terço dos alegados agressores absolvidos em tribunal
Um em cada três casos de violência doméstica levados a tribunal e estudados por uma equipa de especialistas (seis num total de 19) resultaram em absolvição dos alegados agressões.
Um terço dos alegados agressores absolvidos em tribunal

Autor: Lusa/AO online
Os dados foram divulgados hoje no Porto pela Associação Portuguesa de Mulheres Juristas (APMJ), no âmbito do projecto Rebeca, que se destina a incentivar “as boas práticas judiciais” no âmbito da violência doméstica.

O estudo, segundo a coordenadora Rita Braga da Cruz, indica que todos os casos analisados ocorreram antes da publicação da lei 112/2009, que veio dar natureza urgente ao tratamento policial e judicial deste tipo de casos.

As vítimas dos casos em análise eram mulheres entre 21 e 57 anos, só três não eram portuguesas, e todas têm filhos ou estavam grávidas (dois casos) à altura dos factos.

“Não obstante a violência doméstica ser transversal a todas as classes sociais”, todos os processos analisados respeitavam a mulheres acolhidas em casas abrigo e sem recursos económicos nem redes familiares de suporte à sua fuga, afirma o estudo.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados