Compromisso da Região com a sustentabilidade “não é retórico”

A secretária do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores considerou que, numa altura de instabilidade geopolítica internacional e volatilidade energética, é imperativo oinvestimento em energias renováveis, salientando que o compromisso da Região com a sustentabilidade “não é retórico”.



A transição energética, afirmou Berta Cabral, citada numa nota do Governo dos Açores, é “absolutamente central para o futuro económico, ambiental e social das regiões ultraperiféricas da União Europeia”.

A governante, que participou na sessão de abertura do seminário “Inovar para Descarbonizar: o Sistema Elétrico e as Comunidades de Energia nos Açores”, em Ponta Delgada, destacou que “a atual instabilidade geopolítica internacional, marcada por conflitos e volatilidade no setor energético, torna imperativo apostar cada vez mais em energias renováveis enquanto alternativas viáveis e sustentáveis”.

Por isso, acrescentou, a atuação da União Europeia nesta área — ainda que por vezes incompreendida — revela uma liderança essencial para promover uma transformação estrutural da economia, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e de fornecedores externos.

Os Açores, disse Berta Cabral, acompanham este caminho, beneficiando da sua localização, dos seus recursos endógenos e de “uma visão estratégica orientada para um futuro mais próspero e sustentável”.

Pois, o compromisso da Região  está refletido “em políticas públicas, investimentos estruturantes e iniciativas internacionais reconhecidas”, como a criação pioneira da Rede de Áreas Marinhas Protegidas dos Açores e a certificação do arquipélago como Destino Sustentável de Nível Ouro.

PUB