Açoriano Oriental
UE/Cimeira
UE fixa em 100 MM euros ajuda aos países pobres
A UE quer fixar em 100 mil milhões de euros por ano até 2020 o objectivo de ajuda mundial aos países pobres no combate às alterações climáticas, segundo um projecto de acordo submetido aos dirigentes europeus.
UE fixa em 100 MM euros ajuda aos países pobres

Autor: Lusa / AO online
De acordo com este documento, negociado durante a noite, os chefes de Estado e de governo europeus, reunidos em Bruxelas, manifestam o seu acordo à estimativa feita pela Comissão Europeia, segundo a qual "essa necessidade poderá elevar-se a cerca de 100 mil milhões de euros por ano daqui até 2020".

A UE declara-se "pronta a assumir a sua parte do esforço mundial", mas não especifica neste projecto de acordo até que montante ela própria está disposta a ir, sendo este um assunto que ainda divide os países membros.

Uma declaração separada para uso interno limita-se a precisar que "as contribuições dos Estados membros da UE deverão ter em conta a capacidade contributiva dos Estados membros menos prósperos, através de um mecanismo de ajustamento interno".

Essa seria uma maneira de sossegar os países da Europa de Leste, com a Polónia à frente, que recusam que o critério de cálculo das contribuições nacionais seja o nível de poluição, o que os penalizaria.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados