Açoriano Oriental
Turismo
Três quartos dos estabelecimentos hoteleiros receberam em 2010 reservas pela Internet
Três quartos dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal receberam em 2010 reservas de alojamento através da Internet, indicou hoje um inquérito do Instituto Nacional de Estatística, segundo o qual 87 por cento destes estabelecimentos têm presença na Internet.

Autor: Lusa/AO online
Os resultados da edição de 2011 do Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nos Estabelecimentos Hoteleiros revelam ainda que 78 por cento dos estabelecimentos hoteleiros acedem à Internet através de banda larga e 87 por cento utilizam o computador.

De acordo com o estudo do INE, as reservas pela Internet representaram em 2010 representaram 30 por cento das dormidas registadas, sendo que, em 2011, “a utilização de computador, o acesso e a presença na Internet” eram “práticas generalizadas em todos os estabelecimentos com 50 ou mais pessoas ao serviço”.

Relativamente à edição anterior do inquérito, em 2008, registaram-se aumentos de cerca de 11 pontos percentuais para a presença na Internet, de aproximadamente 8 pontos percentuais para o acesso à Internet e para a ligação através de banda larga e de cerca de 6 pontos percentuais para a utilização de computador. A proporção de estabelecimentos hoteleiros que receberam reservas online passou de 65 por cento em 2007, para 74 por cento em 2010.

O acesso à Internet está disponível em 68 por cento do conjunto das Estalagens, Motéis e Pensões. O acesso à Internet nos estabelecimentos hoteleiros faz-se maioritariamente através de Banda larga, com 78 por cento dos estabelecimentos a utilizar este tipo de ligação. A disponibilização do acesso à Internet aos hóspedes abrange aproximadamente 90 por cento dos estabelecimentos hoteleiros com acesso à Internet.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados