Açoriano Oriental
Trabalhos de limpeza na freguesia dos Mosteiros decorrem até final da semana

O secretário do Ambiente e Alterações Climáticas do Governo dos Açores, Alonso Miguel, avançou que os trabalhos de limpeza na freguesia dos Mosteiros, na sequência do mau tempo, vão decorrer até ao final da semana.

Trabalhos de limpeza na freguesia dos Mosteiros decorrem até final da semana

Autor: Lusa/AO Online

“A limpeza desta zona dos Mosteiros irá decorrer seguramente até ao final da semana, porque a quantidade de detritos que foram arrastados e que transbordaram da ribeira é enorme”, avançou à agência Lusa o governante, que esteve na freguesia da ilha de São Miguel.

Alonso Miguel realçou que sete habitações ficaram “completamente inundadas”, sendo que a avaliação quanto à necessidade de realojamentos está a ser tratada pelos serviços de ação social da Câmara de Ponta Delgada.

“É um cenário de inundações em algumas habitações, de arrastamento de viaturas, danos materiais, essencialmente. Não há vítimas a registar. Também não há acidentes com pessoas. No fundo, dentro do quadro de receio inicial, não há danos, tirando os materiais”, declarou.

O secretário do Ambiente e Alterações Climáticas disse que vai decorrer “todo um trabalho de inventariação de danos” para “encontrar soluções para as pessoas que ficaram prejudicadas”.

“É claro que as pessoas têm perdas e estão assustadas com isso. O Governo Regional, em conjunto com a Câmara Municipal, tentará encontrar mecanismos de apoio a estas famílias”, salientou.

Segundo disse, as ocorrências registadas na ilha de São Miguel, sobretudo nas freguesias dos Mosteiros e Sete Cidades, foram “essencialmente causadas por episódios de precipitação intensa e pelo transbordo de ribeiras”.

“No fundo, estamos a falar uma vez mais de uma demonstração clara dos impactos de fenómenos climatéricos extremos, resultantes dos efeitos das alterações climáticas”, assinalou.

Alonso Miguel disse ser “importante adaptar a região” a este tipo de fenómenos para “mitigar os efeitos das alterações climáticas”.

“Isso faz-se trabalhando preventivamente ao nível da monitorização climatérica, da criação de sistema de alertas, da gestão adequada das bacias hidrográficas e também do correto ordenamento do território. Tudo isso associada à criação de condições de operacionalização”, acrescentou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados