Açoriano Oriental
Tibério Dinis quer Praia da Vitória na rota das tecnologias da saúde

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, afirmou, esta sexta-feira, que a Autarquia “vai continuar a dar condições” para que “mais empresas ligadas ao mundo das tecnologias” se instalem no Concelho, assumindo que “a Praia da Vitória quer ter uma palavra a dizer na criação de plataformas tecnológicas na área da saúde”.

Tibério Dinis quer Praia da Vitória na rota das tecnologias da saúde

Autor: Ao online

Discursando na sessão de abertura do Encontro de Tecnologias e Sistemas de Informação do Serviço Regional de Saúde, com o tema “A Interoperabilidade – Oportunidades e Desafios”, evento que está a decorrer, durante todo o dia, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória, Tibério Dinis lembrou que, atualmente, já estão instaladas na cidade seis empresas ligadas ao desenvolvimento de programação tecnológica, sendo três delas no setor da saúde.

“Por via do trabalho desenvolvido pelo Governo Regional, em estreita cooperação com a Câmara Municipal da Praia da Vitória, há, neste momento, trabalho efetivo realizado na área da programação e, em particular, da programação para sistemas de saúde, querendo nós que a Praia da Vitória tenha uma palavra de futuro a dizer nesta matéria”, disse.

O Autarca praiense, perante uma plateia composta por gestores das maiores empresas da área, técnicos dos Hospitais e das Unidades de Saúde de Ilha da Região e instituições ligadas ao setor da saúde de todo o arquipélago, frisou que “têm sido várias as empresas a instalar-se na Praia da Vitória na área da programação de sistemas e tecnologias ligadas à saúde”, bem como lembrou o trabalho desenvolvido “na formação avançada de programadores”, no âmbito dos projetos públicos do Terceira Tech Island.

“Sem sombra de dúvida, que o trabalho desenvolvido pela SDEA (Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores) sob orientação da Vice-presidência do Governo Regional dos Açores tem demonstrado que, na área da programação, o futuro é risonho para a Praia da Vitória”, facto que levou o Presidente do Município a assumir: “o trabalho desenvolvido até aqui e os seus resultados já à vista permitem continuar a dar condições para que mais empresas se instalem na Praia da Vitória e para que mais formandos desenvolvam aqui a sua formação”.

Tibério Dinis não tem dúvidas: “A tecnologia tem uma palavra a dizer na área da saúde, por via da procura constante de mecanismos que facilitem o acesso dos utentes aos cuidados de saúde. A Praia da Vitória também quer ter uma palavra a dizer na criação de plataformas tecnológicas na área da saúde” e este caminho já está a ser percorrido,salientando a recente inauguração, em pleno centro da cidade, da empresa GLINTT Açores.

Este Encontro de Tecnologias e Sistemas de Informação do Serviço Regional de Saúde, tem como principal objetivo promover o debate sobre o atual estado dos sistemas de informação no Serviço Regional de Saúde, bem como o futuro dos mesmos e a interoperabilidade das soluções existentes. O encontro conta com a presença de várias empresas, que atuam neste mercado, e que dão o seu contributo, quer apresentando as suas atuais soluções, quer apresentando a sua visão/soluções futuras, que sejam uma mais-valia na área da saúde.

Uma das vertentes do Encontro passou pela demonstração que a empresa praiense EXPERT fez das várias aplicações disponibilizadas pelas marcas Samsung e LG em soluções tecnológicas existentes na área da saúde. As outras multinacionais instaladas na Praia da Vitória ao abrigo do projeto Terceira Tech Island (a GLINTT, a Connexall e a ACIN) também marcaram presença, neste encontro presidido pelo Secretário Regional da Saúde, Rui Luís.

Exatamente pela participação e pela realização de iniciativas desta natureza, Tibério Dinis terminou agradecendo “o apoio do Governo Regional, dos empresários que investiram na Praia da Vitória e dos formandos que têm acreditado no Terceira Tech Island”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados