Taxas

Taxas Euribor prosseguem em baixa

As taxas Euribor voltaram esta terça-feira a cair, mantendo a trajectória descendente iniciada há duas semanas, com a Euribor a três meses no mínimo desde o final de Maio, reflectindo a diminuição das tensões no mercado interbancário.


A Euribor a três meses, uma das indexantes do crédito à habitação em Portugal, desceu 0,052 pontos percentuais para 4,860 por cento, no mínimo desde 29 de Maio, indicou a Federação Europeia dos Bancos, que divulga este fixing.

    A taxa a seis meses, principal indexante do crédito hipotecário, caiu 0,034 pontos percentuais para 4,930 por cento.

    A taxa a 12 meses caiu também 0,034 pontos percentuais para 4,986 por cento.

    As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de bancos está disposto a emprestar-se dinheiro no mercado interbancário.

    Com o aprofundamento da crise financeira, os bancos tinham deixado de se emprestar dinheiro mutuamente, "secando" o mercado monetário, e levando a um encarecimento dos custos do crédito.
PUB

Premium

Os sindicatos dos professores dos Açores alertam que o ano de 2026 será marcado pela escassez de docentes qualificados, dificuldades na fixação de profissionais e pela urgência na valorização da carreira, admitindo que estas serão as principais reivindicações