Açoriano Oriental
Suu Kyi recebe prémio Sakharov 23 anos depois de lhe ter sido atribuído
A dirigente da oposição birmanesa Aung San Suu Kyi recebeu esta terça-feira em Estrasburgo o prémio Sakharov que lhe foi atribuído há 23 anos, voltando a pedir aos europeus que ajudem a Birmânia a concluir o processo de democratização.
Suu Kyi recebe prémio Sakharov 23 anos depois de lhe ter sido atribuído

Autor: Lusa/AO online

Suu Kyi foi recebida no Parlamento Europeu com um forte aplauso dos eurodeputados, recebendo depois o prémio do presidente da eurocâmara, o alemão Martin Schulz.

Em liberdade há apenas três anos, depois de 15 em prisão domiciliária, a opositora birmanesa só agora pôde receber em mãos o prémio que lhe foi atribuído em 1990.

“Você lutou, sofreu, mas o principal é que venceu”, disse Martin Schulz, saudando Suu Kyi como “um grande exemplo de liberdade e de democracia”.

“Devemos ser pragmáticos: registámos progressos desde 1990, mas os progressos são insuficientes”, afirmou a birmanesa no discurso de agradecimento. “Espero que nos ajudem a libertar o nosso povo do medo, porque esse medo ainda existe”.

A visita a Estrasburgo de Suu Kyi, 68 anos, insere-se numa visita à Europa para convencer os dirigentes europeus a pressionarem a Birmânia a prosseguir o processo de reformas e, especificamente, a alterar a Constituição.

“As pessoas começam a aprender a fazer perguntas: a liberdade de pensamento e de consciência são direitos que ainda não estão garantidos a 100%”, disse, defendendo a mudança da Constituição para consagrar essas liberdades.

Suu Kyi também pediu ajuda da UE para combater a elevada taxa de desemprego na Birmânia, que afeta especialmente os jovens no que a opositora classificou como uma “bomba relógio”.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.