Açoriano Oriental
Sindicato denuncia discrepância no subsídio de alimentação
Discrepâncias no valor do subsídio de alimentação e  ausência  de  progressão na carreira são apenas dois dos aspectos que os trabalhadores da indústria conserveira Cofaco esperam ver resolvidos a breve trecho.
Sindicato denuncia discrepância no subsídio de alimentação

Autor: Luísa Couto
Somam-se ainda reivindicações que se prendem com a inexistência de estratégias com vista à  qualificação profissional e com a discriminação entre homens e mulheres no que respeita à remuneração.

A denúncia parte do Sindicato dos Trabalhadores Agro-Alimentares da Região Autónoma dos Açores (SINTABA/Açores) e do Sindicato dos Trabalhadores de Alimentação, Bebidas e Similares, Comércio, Escritório e Serviços dos Açores (SABCES/Açores) através de uma nota informativa enviada aos órgãos de comunicação social.

No documento, os sindicalistas mostram “profundo desagrado pela postura intransigente que a Cofaco, SA vem demonstrando na negociação da revisão dos acordos da empresa em vigor”.

Em declarações à Rádio Açores/TSF, Victor Silva do SABCES/Açores assume que os funcionários (tanto os sindicalizados como outros que não estão afectos  a qualquer estrutura sindical) estão dispostos a desenvolver esforços para que haja justiça no domínio do trabalho.

No que concerne à questão do pagamento do valor do subsídio de alimentação, o SABCES/Açores sustenta que existe uma  discrepância entre o montante que é pago aos trabalhadores de escritório e os restantes funcionários.

Segundo os sindicalistas esse subsídio é, actualmente, de  5,25 euros para os trabalhadores de escritório e de 2,90 euros para os trabalhadores de fabrico.

“Nós entendemos que essa situação não se justifica. Por isso propomos que o valor do subsídio de alimentação seja igual em toda a empresa”, reclama Vitor Silva.

Adianta ainda o sindicalista que nas situações relacionadas com a progressão na carreira profissional,  grande parte dos profissionais estão na categoria de manipuladores e não têm qualquer hipótese de progressão, o que faz com que “entrem na empresa como manipuladores e passados vinte anos mantêm-se na mesma categoria, cuja remuneração corresponde ao salário mínimo regional”.

O SINTABA e o SABCES constestam ainda o que dizem ser a discriminação em termos de remuneração entre homens e mulheres, com os primeiros a auferirem muito mais que os funcionários do sexo feminino.

Por tudo isso, os sindicalistas esperam da Cofaco abertura  para  negociações ainda esta semana.  Caso contrário, admitem, já para o próximo mês, a tomada de várias formas de luta, incluindo a greve.

O Açoriano Oriental contactou o administrador da Cofaco, Luís Tavares, com intuito de obter a posição da conserveira sobre as referidas reivindicações. Pelo facto  de estar ausente do país, remeteu qualquer esclarecimento para depois de se inteirar das pretensões dos sindicatos.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados