Açoriano Oriental
Serviço de radioncologia na Terceira já realizou 'dois mil tratamentos e ajudou 150 doentes'

O serviço de Radioncologia no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira já realizou cerca de dois mil tratamentos, apoiando 150 doentes, disse o secretário regional da Saúde e Desporto.

Serviço de radioncologia na Terceira já realizou 'dois mil tratamentos e ajudou 150 doentes'

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

De acordo com nota de imprensa publicada no portal do Governo dos Açores, Clélio Meneses visitou esta segunda-feira o serviço de Radioncologia do hospital da Terceira, tendo afirmando, na ocasião, que aquele serviço “abriu para benefício das pessoas. Houve determinação política e uma relação de confiança com a entidade concessionária do serviço [Joaquim Chaves Oncologia] que permitiu a sua abertura”, acrescentando que “grande parte das opiniões contrárias a este investimento não queria ou não acreditava na concretização deste serviço na Terceira”.

Considerando a duração de cerca de 20 minutos de um tratamento desta natureza, e que grande parte dos doentes mantém a sua atividade laboral, o secretário regional da  Saúde destacou a importância do serviço de Radioncologia no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira na perspetiva de contribuir para o sucesso do próprio tratamento.

“Se não houvesse este serviço aqui, teria de ser realizado noutro lugar que implicaria deslocações de avião. A doença já tem o seu impacto negativo, por isso manter as pessoas no seu meio familiar, social e laboral permite diminuir os constrangimentos causados”, declarou o governante.

Clélio Meneses revelou que a maioria dos doentes do serviço, cerca de 90, são da Terceira e os restantes de outras ilhas dos Açores, frisando as mais valias da complementaridade entre a resposta que é possível dar na região.

“O serviço na Terceira está aberto a todos os doentes da região de forma complementar ao serviço que existe em São Miguel. O objetivo é dar uma resposta de proximidade, com altos índices de performance clínicos e, por isso, temos todas as condições para atenuar o problema que é a doença”, finalizou.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados