Açoriano Oriental
Séniores têm "aguda consciência crítica" dos seus direitos
O Provedor de Justiça assinalou esta quarta-feira o Dia Internacional do Idoso com uma mensagem, em que destaca a Waguda consciência críticaW que esta população tem dos seus direitos, refletida nos contactos que fazem para a Linha do Idoso.
Séniores têm "aguda consciência crítica" dos seus direitos

Autor: Lusa/AO online

 

Numa breve mensagem publicada no site “Provedor de Justiça”, José de Faria Costa afirma que “está atento às questões do envelhecimento” e lembra que tem ao dispor dos cidadãos gratuitamente a Linha do Cidadão Idoso (800 20 35 31).

Este ano, e até ao dia de hoje, a Linha do Cidadão Idoso recebeu 2.100 telefonemas, a maioria feita pelos próprios idosos, predominando a faixa etária entre os 71 e os 90 anos.

Para José de Faria Costa, estes dados revelam, “de algum jeito, e de forma expressiva, o envelhecimento da população portuguesa, mas também, de certa maneira, uma aguda consciência crítica dos seus direitos”.

Segundo o Provedor de Justiça, a maior parte destes telefonemas são sobre questões relacionadas com a saúde, direitos e apoios sociais, mas também reportam situações de maus-tratos, isolamento, abandono e negligência de cuidados.

Em 2013, a Linha do Cidadão Idoso da Provedoria de Justiça recebeu, em média, 17 chamadas telefónicas por dia, mais 7% face a 2012, a maioria feita por mulheres com idades entre os 71 e os 90 anos.

Segundo o relatório de atividades de 2013 do Provedor de Justiça, o número de chamadas telefónicas recebidas na Linha do Idoso subiu de 2.950 (em 2012) para 3.184.

As mulheres são quem mais procura apoio na linha, tendo feito 1.658 telefonemas, mais do dobro das realizadas pelos homens (810).

Na mensagem hoje divulgada, o Provedor de Justiça recorda ainda o principal objetivo da criação do Dia Internacional do Idoso, instituído em 1990 pela Assembleia das Nações Unidas, que é “chamar a atenção para as questões do envelhecimento”.

Este ano, as comemorações têm como tema “Não deixar ninguém para trás: Promover uma sociedade para todos”.O Provedor de Justiça assinalou hoje o Dia Internacional do Idoso com uma mensagem, em que destaca a “aguda consciência crítica” que esta população tem dos seus direitos, refletida nos contactos que fazem para a Linha do Idoso.

Numa breve mensagem publicada no site “Provedor de Justiça”, José de Faria Costa afirma que “está atento às questões do envelhecimento” e lembra que tem ao dispor dos cidadãos gratuitamente a Linha do Cidadão Idoso (800 20 35 31).

Este ano, e até ao dia de hoje, a Linha do Cidadão Idoso recebeu 2.100 telefonemas, a maioria feita pelos próprios idosos, predominando a faixa etária entre os 71 e os 90 anos.

Para José de Faria Costa, estes dados revelam, “de algum jeito, e de forma expressiva, o envelhecimento da população portuguesa, mas também, de certa maneira, uma aguda consciência crítica dos seus direitos”.

Segundo o Provedor de Justiça, a maior parte destes telefonemas são sobre questões relacionadas com a saúde, direitos e apoios sociais, mas também reportam situações de maus-tratos, isolamento, abandono e negligência de cuidados.

Em 2013, a Linha do Cidadão Idoso da Provedoria de Justiça recebeu, em média, 17 chamadas telefónicas por dia, mais 7% face a 2012, a maioria feita por mulheres com idades entre os 71 e os 90 anos.

Segundo o relatório de atividades de 2013 do Provedor de Justiça, o número de chamadas telefónicas recebidas na Linha do Idoso subiu de 2.950 (em 2012) para 3.184.

As mulheres são quem mais procura apoio na linha, tendo feito 1.658 telefonemas, mais do dobro das realizadas pelos homens (810).

Na mensagem hoje divulgada, o Provedor de Justiça recorda ainda o principal objetivo da criação do Dia Internacional do Idoso, instituído em 1990 pela Assembleia das Nações Unidas, que é “chamar a atenção para as questões do envelhecimento”.

Este ano, as comemorações têm como tema “Não deixar ninguém para trás: Promover uma sociedade para todos”.

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