Açoriano Oriental
Semana Europeia da Mobilidade começa hoje e envolve mais de 60 concelhos no país
Mais de sessenta municípios portugueses vão estar envolvidos, a partir de hoje e até 22 de setembro, nas iniciativas da Semana Europeia da Mobilidade, que pretende promover a utilização de transportes "mais amigos do ambiente".
Semana Europeia da Mobilidade começa hoje e envolve mais de 60 concelhos no país

Autor: Lusa/AO Online

 

O número de municípios participantes nesta iniciativa, que vai na sua 14.ª edição, será semelhante ao de anos anteriores, sendo que em 2014 tinham-se envolvido nas atividades da Semana Europeia da Mobilidade 64 autarquias, com 73 localidades inscritas.

A Semana Europeia da Mobilidade foi lançada pelo Conselho Europeu em setembro de 2000, sendo essa data assinalada anualmente em vários países da União Europeia, incluindo Portugal.

O número de municípios envolvidos este ano foi avançado à Lusa pelo presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Nuno Lacasta, que coordena a iniciativa a nível nacional.

"Até ao momento temos 49 municípios inscritos mas muitos deles irão inscrever-se à última da hora. Contamos que participem na casa dos 60, como em anos anteriores", afirmou Nuno Lacasta, explicando que a organização está a ultimar as últimas inscrições.

O responsável referiu que o lema escolhido para esta edição será "Escolhe. Muda. Combina", que pretende destacar a "multimodalidade" e incentivar as pessoas a "refletirem sobre a variedade de meios de transporte à sua disposição e a melhor forma de se combinarem entre si".

"Queremos que as pessoas descubram que podem fazer uma viagem mais rápida, agradável e até saudável", apontou.

Lisboa, Porto, Coruche, Funchal, Loures, Lagoa e Ribeira Grande são alguns dos municípios que irão estar envolvidos durante uma semana em várias atividades, como caminhadas, passeios de bicicleta, ‘workshops’, jogos tradicionais e aulas desportivas, de forma livre e gratuita.

Segundo explicou Nuno Lacasta, para aderir a esta iniciativa os municípios devem "atender a um conjunto de princípios", nomeadamente garantir uma semana inteira de atividades, criar uma medida permanente e aderir ao Dia Europeu Sem Carros (DESC).

As atividades de cada um dos municípios serão diversificadas, mas segundo a organização o "objetivo de todas elas" é o de "consciencializar os cidadãos para a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular".

 

No município de Lisboa está prevista a apresentação do projeto "Bike to work", que contempla a criação das "escadas amigas das bicicletas" na Travessa Portuguesa, bem como o estacionamento gratuito para bicicletas no parque da Calçada do Combro, e percorre-se a Avenida Ribeira das Naus em bicicleta, num passeio solidário noturno.

Em Coruche a autarquia local realiza a iniciativa "Viagens a troco de Lixo", com cinco embalagens de metal, de cartão, de plástico ou de vidro, dois quilogramas de papel, cinco pilhas ou cinco rolhas de cortiça os coruchenses podem comprar um bilhete para o circuito urbano (num máximo de dois bilhetes por pessoa), sendo convidados a, na próxima sexta-feira, irem de bicicleta para o trabalho.

Já no concelho de Loures está prevista a realização de um "triatlo da mobilidade", em que se pretende demonstrar que é possível realizar deslocações no concelho utilizando modos suaves (bicicleta ou a pé) ou transportes públicos.

Para culminar a semana de atividades, irá assinalar-se, no dia 22, em todos os municípios aderentes, o DESC, que irá levar ao corte de algumas vias e ao condicionamento da circulação automóvel.

 

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados