Autor: Redação AO/LUSA
De acordo com o comunicado da Nike, o equipamento da seleção das “quinas” visa assinalar o centenário da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que se cumpre a 31 de março, combinando a efeméride com o estilo de jogo da formação comandada por Paulo Bento.
“Observámos a forma como Portugal joga o seu futebol – com ritmo e energia, os jogadores oferecem o inesperado, e entram em jogo de uma forma inspiradora”, afirmou o diretor global de design da marca norte-americana, Martin Lotti, citado no mesmo comunicado, revelando a ambição de o equipamento mostrar um estilo “emocionante e vibrante”.
O vermelho escuro na camisola é quebrado por listas vermelhas brilhantes até à zona do abdómen, a partir da qual assume a cor dominante até às meias, tendo pormenores a verde nos punhos e na gola, em “v”.
O símbolo da FPF surge estampado no lado esquerdo do peito, ladeado por 1914, ano da sua fundação, e 2014.
Ainda segundo a marca, a esfera armilar, da bandeira nacional, não foi esquecida, mas foi relegada para o interior da camisola, junto ao pescoço.
“O novo equipamento é bonito, simples, com detalhes de design que respeitam a cultura e a história de Portugal. (…) Vestir a camisola da seleção nacional dá-me uma verdadeira sensação de orgulho pelo facto de estar a representar os fãs, a família e os amigos", referiu o capitão da seleção lusa, Cristiano Ronaldo, citado no mesmo comunicado.