Açoriano Oriental
Festas de São João da Vila 2025 contam com 16 marchas populares

Marchas populares voltam a ser a grande atração das Festas de São João da Vila nas noites de 23 e 24 de junho. Investimento deste ano ascende a 350 mil euros

Festas de São João da Vila 2025 contam com 16 marchas populares

Autor: Carolina Moreira

A vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Graça Melo, anunciou o programa das Festas de São João que, este ano, decorre de 3 a 28 de junho, com as marchas populares a serem novamente a grande atração.

Segundo a autarca, em conferência de imprensa no Salão Nobre dos Paços do Concelho, quem se deslocar a Vila Franca do Campo nas noites de 23 e 24 de junho vai poder assistir ao desfile de 16 marchas populares - 15 locais e uma de Vila do Porto, ilha de Santa Maria - acompanhadas de bandas filarmónicas, que irão sair da Rotunda dos Frades e percorrer a rua principal até ao Largo Bento de Góis.

Apesar de ter sido imposto um limite de pessoas na participação de cada marcha, são esperados mais de mil marchantes nas ruas do centro de Vila Franca. Com os músicos, serão cerca de duas mil pessoas.

Em conferência de imprensa, Graça Melo revelou que, este ano, a autarquia optou por aumentar o valor de apoio atribuído a cada marcha popular para 5.000 euros.

“O investimento nestes dias é cada vez maior, porque os marchantes são os protagonistas das Festas de São João. São o momento alto das nossas festas e, por isso, acho que eles merecem e nós merecemos também”, salientou, garantindo ainda que “as marchas vão desfilar com ainda mais qualidade do que no ano anterior e com mais animação do que no ano anterior”.

Quanto ao arraial previsto para as duas noites no Largo Bento de Góis, Graça Melo deixa o alerta de que, “provavelmente, não vamos deixar ir até de madrugada, porque o dia seguinte é um dia de trabalho para os vila-franquenses e para quem nos visita, por isso acabará um pouco mais cedo”.

Na ocasião, a vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo frisou que “o que se pretende deste São João da Vila 2025 é trazer o São João para a rua, fazer o São João para os vila-franquenses, com festa, animação nas ruas, tradição e o que é nosso”. Nesse sentido, Graça Melo destaca o “nosso cunho muito pessoal” na participação das festas, feitas com “a prata da casa”.

Exemplo disso, será a oradora convidada para a sessão solene de abertura dos Festejos do Feriado Municipal, que irá decorrer no dia 13 de junho, nos Paços do Concelho, com Maria de Deus Garoupa.

“Queremos dar um cunho familiar, um cunho vila-franquense, com uma oradora bem conhecedora das nossas tradições, do que foi feito no passado e no presente e teremos animação também com artistas locais”, ressalvou Graça Melo.

A autarca salientou também a realização das Festas da Juventude que decorrem na Rotunda dos Frades nos dias 18, 20 e 21 de junho e contam com Nininho Vaz Maia, Daniela Mercury e David Carreira como cabeças de cartaz.

“Trata-se de um cartaz bastante rico, porque corresponde a todas as expectativas. Queremos abranger o máximo de pessoas”, frisou.

Graça Melo revelou ainda, na conferência, que o investimento da autarquia nas festas deste ano ascende a mais de 350 mil euros para encher de “orgulho” todos os vila-franquenses.

“Dia de grande festa e de grande orgulho para todos os vila- franquenses porque todos estão envolvidos de uma maneira ou de outra”, salientou, enaltecendo também o “esforço medonho dos trabalhadores da Câmara Municipal para que tudo se realize na perfeição”.

Questionada sobre a expectativa quanto ao público, Graça Melo recordou que, “no ano passado, foi difícil controlar a multidão que estava pela rua principal”, por isso estão previstos alguns cuidados por parte da organização para a edição das festas deste ano.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.