Açoriano Oriental
Saudaçor emite empréstimo obrigacionista de 120 ME para refinanciar dívida

A Saudaçor - Sociedade Gestora de Recursos e Equipamentos da Saúde dos Açores anunciou esta quinta-feira a emissão de um empréstimo obrigacionista de 120 milhões de euros a oito anos com o objetivo de refinanciar a dívida existente e alargar maturidades.

Saudaçor emite empréstimo obrigacionista de 120 ME para refinanciar dívida

Autor: Lusa/AO Online

Em nota publicada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a sociedade informa que a taxa de juro da emissão é fixa e é de 0,491%.

A emissão do empréstimo tem garantia da Região Autónoma dos Açores.

"As obrigações foram colocadas junto de contrapartes elegíveis e clientes profissionais e foi solicitada a sua admissão à negociação no mercado regulamentado Euronext Lisbon", prossegue a Saudaçor.

O executivo açoriano aprovou, em julho, o decreto legislativo regional que extingue a Saudaçor, no âmbito de uma reestruturação do Setor Público Empresarial Regional (SPER), anunciada em fevereiro de 2018, em que o Governo Regional reduziu a sua participação direta ou indireta em 17 empresas.

“O decreto legislativo regional está já na Assembleia Legislativa dos Açores, está a seguir o seu caminho, mas enquanto não é extinta, nós desenvolvemos as operações financeiras que julgamos pertinentes para reduzir os encargos financeiros desta empresa. Uma coisa não invalida a outra”, salientou o Governo dos Açores em setembro.

À data do anúncio da intenção de extinção, a empresa pública tinha uma dívida de 640 milhões de euros, que será transferida para o executivo açoriano.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados