Açoriano Oriental
Santa Cruz das Flores com orçamento de 3,5 ME com pendor social em 2023

O município de Santa Cruz das Flores, nos Açores, aprovou um orçamento de 3,5 milhões de euros em 2023, valor idêntico a 2022, e vai privilegiar as questões sociais para fazer face à crise inflacionista.

Santa Cruz das Flores com orçamento de 3,5 ME com pendor social em 2023

Autor: Lusa/AO Online

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, José Carlos Mendes, referiu à Lusa que “parte significativa do orçamento será atribuída à área social para apoio aos mais carenciados”, tendo sido reforçado o apoio à natalidade, que passa a contemplar 100 euros mensais para todas as crianças que nascem no concelho, nos primeiros três anos de vida.

O orçamento prevê apoios financeiros para que os idosos possam adquirir medicamentos, próteses e óculos, bem como medidas para apoiar a habitação, a par da atribuição de manuais escolares gratuitos aos alunos do concelho, segundo especificou o autarca.

O presidente referiu que no município de Santa Cruz das Flores “serão aplicadas as taxas mínimas do IMI e do IMI familiar, indo ser devolvido aos munícipes, na totalidade, o IRS que a câmara municipal vai receber (5%)”.

O socialista José Carlos Mendes destacou como investimentos importantes para o concelho a construção do mercado municipal, de um ATL e um centro de dia para idosos, a par da zona balnear de Ponta Delgada, do passeio marítimo pedonal entre o porto velho e as piscinas do Altrio e da reabilitação da praceta Roberto de Mesquita, poeta natural da ilha.

José Carlos Mendes pretende ainda, em 2023, proceder à pavimentação de alguns troços e estradas para “completar a reabilitação da rede viária municipal”.

“Penso que temos um orçamento realista e exequível que vai ajudar a desenvolver e a modernizar o concelho, criando-se melhores condições de vida para quem aqui vive a trabalha”, declarou o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores.

O documento foi votado por unanimidade na Câmara Municipal, tendo na Assembleia Municipal recebido os votos a favor do PS e de um elemento da coligação PSD/CDS-PP/PPM, tendo a CDU optado pela abstenção.

De acordo com a publicação da Pordata sobre os Açores, o concelho de Santa Cruz das Flores possui 2.197 habitantes, tendo sido das ilhas que mais procura turística registou no ano em curso, segundo o Governo dos Açores.

Segundo os resultados definitivos dos Censos, Santa Cruz das Flores (11,8%) foi o município com maiores quebras no número de residentes (11,8%).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados