Autor: Lusa/AO Online
A 17.ª e última jornada da primeira volta da I Liga de futebol ainda não acabou, dado que o jogo entre o Nacional e o FC Porto, na Choupana, foi suspenso devido ao nevoeiro, e pode ditar mudança na liderança após o empate do Sporting em Guimarães (4-4).
O Sporting fecha a primeira volta com 41 pontos, mas com a liderança presa por um fio, pois pode ser superado pelo FC Porto, que segue em segundo, com 40 e menos um jogo, a concluir em 15 de janeiro.
Apesar de ter jogado toda a segunda parte com mais um elemento, face à expulsão de Marco Moreno, aos 45 minutos, o Santa Clara foi incapaz de levar de vencido o ‘aflito’ Farense, evidenciando falta de eficácia na zona de finalização.
O Santa Clara caiu para o quinto lugar, com os mesmos 31 pontos do Sporting de Braga, quarto, a 10 do líder Sporting, seguindo ambos com mais seis pontos do que o Vitória de Guimarães, sexto.
Com o ponto amealhado nos Açores, o Farense, que somou o terceiro encontro consecutivo sem perder no campeonato, manteve a 16.ª posição, agora com 14 pontos, ainda que à condição, uma vez que o Nacional tem o jogo com o FC Porto em atraso.
O empate foi também o resultado do jogo entre o Casa Pia e o Famalicão, em Rio Maior, com João Goulart a dar a vantagem aos lisboetas (1-0), aos 18 minutos, mas com os visitantes a empatar pelo espanhol Óscar Aranda (1-1), aos 34.
O Casa Pia, que vinha de um ciclo de três vitórias seguidas na I Liga, mantém-se na sétima posição, com 24 pontos, menos um do que o Vitória de Guimarães, sexto, enquanto o Famalicão segue, à condição, no nono lugar, com 20 pontos.
Gil Vicente e Rio Ave defrontam-se esta segunda-feira, em Barcelos, à partida a dois e um ponto de Famalicão, respetivamente na 11.ª e 10.ª posição, e a vitória de um destes emblemas vale o nono lugar.
O Estoril Praia venceu por 4-2 em casa do Estrela da Amadora, naquele que foi o seu primeiro triunfo fora de portas, numa partida em que chegou à vantagem de 3-0 em cerca de 30 minutos.
Xeka colocou os ‘canarinhos’ em vantagem aos 15 minutos, o marroquino Yanis Begraoui elevou para 2-0, aos 25, numa assistência do marcador do primeiro golo, e Tiago Gabriel fez o 3-0, num autogolo aos 31.
Na segunda parte, o Estrela da Amadora ainda reduziu para a diferença mínima pelo brasileiro André Luís, aos 57 minutos, e por Rodrigo Pinho, aos 70, mas o Estoril Praia ‘matou’ o jogo com o 4-2 pelo venezuelano Alejandro Marqués, aos 76.
Com os três pontos amealhados no Estádio José Gomes, na Reboleira, o Estoril Praia, que não ganhava há quatro jogos, passa a somar 18 e ascendeu ao 12.º lugar, em igualdade com o Gil Vicente (11.º), que joga na segunda-feira com o Rio Ave.
O Estrela da Amadora, que trocou de lugar com o Estoril Praia, segue no 13.º posto, com 16 pontos, com um de vantagem sobre AFS e Arouca, respetivamente 14.º e 15.º classificados.