S.Nicolau chegou ao Porto de barco para ensinar "os valores fundamentais" do Natal

A antiga freguesia de São Nicolau, no Porto, recebeu esta quinta-feira o seu santo padroeiro, que saiu de um barco rabelo para a Ribeira perante o júbilo de quase 500 crianças que já gritavam o seu nome.


 

A iniciativa, realizada pela 19.ª vez consecutiva, é organizada pela paróquia desta antiga freguesia no sentido de proporcionar às crianças da zona histórica uma educação em que não faltem "os valores fundamentais que presidem à civilização ocidental europeia, que é uma educação judaico-cristã", disse à Lusa o padre Joaquim Moreira.

"São Nicolau apresenta-se como o padroeiro das crianças, particularmente daquelas mais necessitadas", explicou Joaquim Moreira, para quem a organização da chegada de S. Nicolau serve para apresentar a quadra natalícia como "uma comunhão de amor, em que, se porventura não houver a abundância habitual, que haja pelo menos a necessária e fundamental para a convivência, a partilha, a amizade e o amor familiar".

São Nicolau percorreu os passeios da marginal da Ribeira até ao edifício da Alfândega do Porto, seguido de perto pelas centenas de crianças em idade pré-escolar, mas também aplaudido pelos moradores ribeirinhos, sempre com votos de boas festas.

Esta chegada anual de São Nicolau é aberta a todas as escolas do centro histórico do Porto, assim como a "todas as instituições e centros sociais que trabalham com crianças, às famílias e aos educadores, para que todos sejamos capazes de participar na construção das famílias e da sua estabilidade, assim como no seu desenvolvimento harmónico e na sua felicidade", concluiu o padre Joaquim Moreira, para voltar aos festejos ao lado do santo padroeiro.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares