Açoriano Oriental
Revista de imprensa nacional
As reformas dos portugueses, as multas a dirigentes partidários e a entrada do caso BPN na campanha presidencial são alguns dos temas dos jornais de hoje.

Autor: Lusa/AO Online

O Diário de Notícias (DN) destaca que “Portugueses são dos europeus que menos gozam a reforma”, referindo que, em 2010, “os empregados do setor privado reformaram-se com 63 anos, trabalhando mais cinco meses que em 2007”.

O DN salienta também “PGR não investiga compra pela PSP de seis blindados”, “136 famílias pedem ajuda por mês para pagar a casa”, “Escalada de violência na fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza” e “Piratas somalis mantêm 715 pessoas raptadas”.

Da atualidade desportiva, o DN diz que “Benfica compra Fernández e faz sexteto argentino”.

O Público salienta “Multas aplicadas a dirigentes de partidos serão pagas pelo Estado”. Segundo o jornal, com a nova lei do financiamento dos partidos, “as multas são acrescentadas às despesas partidárias, subsidiadas pelo Estado. Assim, o dinheiro regressa aos partidos”.

O i salienta “PS pede mais explicações a Cavaco sobre as ações da SLN”, acrescentando que “caso BPN/SLN entrou mesmo na campanha eleitoral das presidenciais”.

O i adianta também “Jovens portugueses têm planos para deixar as grandes cidades. E até o país”, “Magistrados. Alterações ao estatuto correm risco de chumbo”, “IndoLeaks. Os documentos secretos da invasão de Timor”, “Corte salarial. Sindicatos pedem voto no parlamento” e “Sertã também rompe acordo com Ministério da Educação”.

O Jornal de Notícias destaca “Governo sem dinheiro para encerrar Manutenção Militar”, salientando também “Pensões dos funcionários públicos estão a ficar cada vez mais baixas” e “Clubes acumulam dívida de 816 milhões”.

“Foge de casa atraída por falso ‘Ídolos’” é a manchete do Correio da Manhã (CM), que salienta também “Missão de alto risco da PSP na Costa do Marfim”.

O CM destaca também uma entrevista ao presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, João Palma, que afirma: “Sócrates tem um trauma com a Justiça”.

O Diário Económico (DE) adianta “Mudanças na Galp agravam tensão entre Amorim e os angolanos”. Salienta também “Portugal não se pode dar ao luxo de falhar metas orçamentais”, o destaque de uma entrevista ao diretor da Fitch”.

O DE titula ainda “Saldos arrancam hoje para salvar Natal marcado pela crise”, “Depósitos captados pelos bancos estão no pior nível desde 2006” e “Governo quer mandar na nova comissão do défice”.

O Jornal de Negócios destaca “Nova lei vai impor Orçamento com défice zero”, “EDP perde caso em que exigia pagamento após erro na faturação”, “Portugueses compram operação espanhola da Otto” e “Saúde em 2011 – Aumentam os gastos com medicamentos e hospitais”.

Nos desportivos, a Bola adianta que “Fernández chega esta semana”, referindo que reforço argentino do Benfica assina até 2015. O Record titula “Oliveira responde a tudo”, chamando a atenção para a “grande entrevista” de António Oliveira “oito anos depois de deixar a seleção”. O Jogo diz que para o selecionador espanhol, Vicente Del Bosque, os jogadores do Benfica Javí Garcia e Roberto “têm nível para os melhores do mundo”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados