Açoriano Oriental
Remessas de portugueses no estrangeiro subiram 1,3% em 2014
As remessas dos portugueses em 2014 subiram 1,3%, ultrapassando os 3 mil milhões de euros, para 3,057 milhões, ao passo que o dinheiro dos imigrantes em Portugal subiu 3,8% para 534,8 milhões de euros.
Remessas de portugueses no estrangeiro subiram 1,3% em 2014

Autor: Lusa/AO online

 

Os emigrantes em França foram os que mais enviaram dinheiro para Portugal durante o ano passado, totalizando 882 milhões de euros, seguidos de perto pelos portugueses na Suíça, cujas remessas ultrapassaram os 812 milhões de euros.

De acordo com o Boletim Estatístico, hoje divulgado pelo Banco de Portugal, contando apenas com o mês de dezembro, as remessas caíram 6,4%, de 350 para 328 milhões de euros, ao passo que o dinheiro que saiu de Portugal caiu 3,1%, de 52 para 50 milhões de euros.

Onde houve uma queda bastante significativa em dezembro foi em Angola, país onde as remessas caíram em dezembro 51,5% face a dezembro do ano anterior, para 16,7 milhões de euros, indicam os dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal no boletim estatístico.

Segundo os números, que se referem ao último mês do ano passado, os portugueses a trabalhar em Angola enviaram para Portugal 16,7 milhões de euros, quando em dezembro de 2013 tinham enviado para o seu país cerca de 34,5 milhões de euros.

Os dados hoje avançados pelo Banco de Portugal confirmam as dificuldades que têm vindo a ser noticiadas relativamente ao envio de divisas em moeda estrangeira para fora de Angola, num contexto de forte quebra do preço do petróleo, das receitas fiscais e da escassez de divisas estrangeiras, nomeadamente dólares.

No caso inverso, ou seja, o montante das verbas que os angolanos a trabalhar em Portugal enviaram para o seu país, a variação é também significativa: em dezembro, enviaram 2,27 milhões de euros, face aos 1,81 milhões enviados no mesmo mês de 2013, o que mostra uma variação positiva de 25,4%.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados