Ensino superior

Reitor da Universidade de Lisboa apresenta demissão

O reitor da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa, anunciou a sua demissão do cargo durante a cerimónia de abertura do ano académico, acrescentando que vai recandidatar-se a um novo mandato.


"O motivo único da minha decisão é o interesse futuro da Universidade", disse o reitor, assegurando ainda que irá recandidatar-se a um novo mandato de quatro anos.

    "Ninguém compreenderia que tudo mudasse na orgânica da universidade, dos estatutos até à direcção das faculdades, e que o reitor se mantivesse no seu lugar, escusando-se numa norma legal que lhe permite completar o seu mandato", acrescentou.

    António Sampaio da Nóvoa salientou que tomou esta decisão com serenidade e mostrou-se disponível para continuar "à frente da universidade neste período de transição".

    A Agência Lusa contactou fonte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que afirmou desconhecer oficialmente a demissão, tendo apenas conhecimento dela pela comunicação social.
PUB

A quota de pesca do atum-rabilho vai aumentar 21% em 2026, permitindo aos pescadores açorianos “capturar 115 toneladas desta espécie de elevado valor comercial”, revelou ontem o Governo Regional dos Açores.

Na véspera do Dia dos Namorados, a Escola Secundária Antero de Quental realizou uma ação sobre violência no namoro, no meio digital. A iniciativa foi em parceria com Associação Desliga.