Açoriano Oriental
Reino Unido considera inaceitável qualquer aumento do orçamento
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, declarou, em Bruxelas, ser inaceitável qualquer aumento no orçamento da União Europeia (UE).

Autor: Lusa/AO online

Cameron disse que é inaceitável o aumento do orçamento da UE num momento de austeridade a nível nacional e defendeu especialmente a necessidade de reduzir os gastos na administração e dos funcionários das instituições.

“Não podemos aumentar o orçamento da UE quando estamos a cortar [o orçamento] em casa”, disse Cameron, no final do Conselho Europeu.

A cimeira extraordinária de chefes de Estado e de Governo da UE sobre o orçamento comunitário plurianual para 2014-2020 terminou esta tarde, em Bruxelas, sem que os líderes europeus tenham alcançado um compromisso.

O primeiro-ministro britânico assegurou que continuará a trabalhar “para um acordo”, mas não para um acordo "a qualquer preço”.

A nova proposta colocada em cima da mesa pelo presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy mantém uma redução do envelope global em cerca de 80 mil milhões de euros, comparativamente à proposta original da Comissão Europeia, mas com uma redistribuição dos cortes que atenua os cortes nas áreas da coesão e agricultura, aquelas que Portugal considera prioritárias, indicaram fontes diplomáticas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados