Açoriano Oriental
Açoriano Oriental Yacht Race
Regata Açoriano Oriental rumo a Santa Maria
A noite ainda estava longe quando os participantes na regata Açoriano Oriental Yacht Race  rumaram da baía de Ponta Delgada para a ilha do Sol (Santa Maria).
Carregando o video...

Autor: João Alberto Medeiros
Sob os últimos raios de sol e com o vento a soprar de feição, lá arrancou a  quarta edição da regata, que conta com o apoio do Clube Naval de Ponta Delgada e do Clube Naval de  Vila do Porto.
Inscreveram-se na prova  quinze embarcações, mas só alinharam onze à partida.
A anteceder a largada do Clube Naval de Ponta Delgada, as tripulações aproveitaram para rever os procedimentos a adoptar durante a competição. As embarcações colocaram-se numa linha imaginária entre o farol do molhe da doca de Ponta Delgada e o mastro de sinais no molhe do Clube Naval de Ponta Delgada.
Depois do sinal sonoro, lá partiram os barcos, rumo ao horizonte, perante o olhar atento da direcção do Clube Naval de Ponta Delgada e dos populares que se identificam com desportos náuticos.
A regata Açoriano Oriental Yacht Race contempla 56 milhas náuticas, sendo aberta às classes  Open e ORC.
O fecho da linha de chegada da primeira perna está previsto para as 18h00 de hoje.
Os concorrentes participarão  posteriormente num Pôr do Sol promovido pelo Clube Naval de Santa Maria.
Os participantes na prova, além de integrarem também um programa social e cultural, participarão igualmente, já na sexta- feira, num churrasco com música ao vivo.
Terá ainda lugar a entrega de prémios da regata Açoriano Oriental e as boas-vindas à Atlantis Cup, no Clube Naval de Vila do Porto.
A partida para a segunda perna da regata acontece na manhã de sábado, contemplando o regresso de Santa Maria uma volta ao ilhéu de Vila Franca do Campo. Trata-se de um dos momentos mágicos das duas pernas da regata do Açoriano Oriental e que agrada particularmente às tripulações.
Na tarde de domingo terá lugar um cocktail, e a entrega de prémios, no Jardim António Borges. O sistema de classificação será o total das diferenças dos tempos compensados das duas pernas, sendo usado o GPH tempo/distância.
A regata Açoriano Oriental contempla prémios para o primeiro, segundo e terceiro classificados ORC Club, no final da primeira perna, bem como prémios à geral para os três primeiros classificados.
Em termos de frota, as melhores embarcações para a vela de cruzeiro estão inscritas nesta prova, o mesmo acontecendo com todos os campeões do Açores desde 2001. Outros, por imprevistos diversos não puderam alinhar à partida.
Ainda há pouco a regata Açoriano Oriental começou, mas fica  a certeza, a avaliar pelas tripulações, que o objectivo está a ser cumprido. Ou seja, proporcionar bons momentos de lazer a todos.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.