Covid-19

Recinto do Santuário de Fátima acolhe celebrações, mas sem peregrinos

O Santuário de Fátima vai celebrar a Peregrinação Internacional Aniversária de maio no recinto de oração, como nos outros anos, mas sem a multidão de peregrinos que o costuma encher.



Na noite de dia 12, irá realizar-se o rosário, a procissão das velas e uma celebração da palavra no altar do recinto de oração. Na manhã seguinte, haverá novamente rosário e missa.

Segundo fonte do Santuário de Fátima, os locais mantêm-se os mesmos dos outros anos, mas não haverá peregrinos a assistir, o que encurtará a duração dos vários atos.

Pelo mesmo motivo, a procissão das velas terá um giro mais pequeno, seguindo diretamente da Capelinha para o altar, ao invés de dar a volta a todo o recinto, acrescentou.

As celebrações decorrerão no recinto, mas este estará encerrado devido às regras sanitárias definidas pelo Governo no contexto da declaração do Estado de Calamidade pública, em articulação com a Conferência Episcopal Portuguesa, e que impedem as celebrações religiosas com a presença de fiéis.

Entre a tarde do dia 12 e o fim da manhã do dia 13 não será permitido o acesso dos peregrinos a qualquer espaço do santuário.

Na segunda-feira, o reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, pediu aos peregrinos que não se desloquem ao recinto nos dias 12 e 13.

“Este é um momento doloroso: o santuário existe para acolher os peregrinos e não o podermos fazer é motivo de grande tristeza; mas esta decisão é igualmente um ato de responsabilidade para com os peregrinos, defendendo a sua saúde e o seu bem-estar”, justificou.

A quem tinha intenção de este ano se deslocar ao santuário, o padre pede que faça esta peregrinação "pelo coração" e acompanhe a transmissão das celebrações através dos meios de comunicação social, da internet e das redes sociais.

Também o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, disse no domingo que se mantém “a decisão anteriormente anunciada de realizar estas celebrações com o recinto fechado, sem a habitual participação dos peregrinos”.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares