Entre as várias rubricas dos impostos indirectos, o imposto de consumo sobre o tabaco foi o que registou o maior aumento nos primeiros quatro meses do ano, com uma taxa de execução face ao previsto no Orçamento de Estado de 2010 de 40 por cento, o que compara com receitas de 186,9 milhões de euros em igual período de 2009 (com uma taxa de execução de 16 por cento).
De acordo com a Direcção-geral do Orçamento (DGO), o aumento das receitas deste imposto deve-se ao "elevado incremento na introdução ao consumo (taxação do produto antes da distribuição e venda) que vem a ocorrer desde Dezembro de 2009 e com uma variação homóloga mensal particularmente elevada em Abril (que se situou em 454,6 por cento)".
OE2010
Receitas de imposto sobre tabaco mais que triplicaram
As receitas do imposto de consumo sobre o tabaco mais que triplicaram (178,7 por cento) entre Janeiro e Abril, face igual período de 2009, para 520,8 milhões de euros, de acordo com a execução orçamental.
Autor: Lusa / AO online
