Açoriano Oriental
Quatro detidos em Gotemburgo são suspeitos de conspiração terrorista
As quatro pessoas que alegadamente planeavam um atentado terrorista na Suécia, detidos em Gotemburgo, numa galeria de arte, que foi evacuada, são suspeitas de conspiração terrorista, segundo a porta-voz da polícia sueca.

Autor: Lusa / AO online

Sara Kvarnstrom recusou, porém, fazer ligações entre os quatro suspeitos e o 10º aniversário dos ataques terroristas do 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos, tendo a polícia (SAPO) decidido não aumentar ainda mais o nível de alerta no país, que desde outubro se mantém elevado.

"A nossa avaliação é que não há razão para preocupação pública no momento", disse a porta-voz à agência Associated Press, adiantanto que "a situação está a ser analisada" e que, "neste momento não há razão para tomarmos medidas adicionais de segurança", disse à TT.

"Não há motivos para a população estar preocupada", assegurou.

Sábado à noite, a polícia decidiu evacuar a galeria Roda Sten, onde decorria a festa de abertura da Exposição Internacional Bienal de Arte Moderna de Gotemburgo.

Hoje de manhã, o site da polícia informava que a área tinha sido evacuada e isolada por causa de uma "ameaça que implicava um perigo para a vida e saúde das pessoas".

Roda Sten é uma central de aquecimento de comboios que há anos foi abandonada tendo sido reaberta em 2000 como centro de arte. Cerca de 400 pessoas estavam a comemorar a abertura de uma bienal internacional de arte contemporânea de graffiti-coberta prédio de tijolos quando a polícia mandou sair toda a gente, explicou Mia Christersdotter Norman, diretora do centro.

Em dezembro, Taimur Abdulwahab al-Abdaly fez-se explodiu no centro de Estocolmo, feriu duas pessoas e gerou o pânico entre centenas.

O desenho de 2007 do profeta Maomé por um cartoonista sueco gerou tensões na Suécia. Em maio, Lars Vilks foi agredido enquanto fazia um discurso em Uppsala e tentaram incendiar a sua casa. O seu desenho teria sido a inspiração para o ataque-suicida de Abulwahab.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados