Açoriano Oriental
PSP preocupada com aumento da média etária dos agentes
O presidente da Associação Sócio-profissional da Polícia (ASPP/PSP), Paulo Rodrigues, mostrou-se hoje preocupado com o aumento "muito significativo" da média etária dos agentes da PSP, que em meia década aumentou dois anos.

Autor: Lusa/Ao online
"Verifica-se um aumento muito significativo da média etária dos polícias no activo que em 2002 era de 37 anos e agora é de 39", disse Paulo Rodrigues à agência Lusa, adiantando ainda que desde 2005 que a PSP tem défice de agentes com funções policiais.

    O primeiro-ministro, José Sócrates, garantiu terça-feira no Parlamento que Portugal tem actualmente 21.320 polícias no activo, "o maior número da década".

    No entanto, o dirigente da ASPP/PSP acredita que o número de efectivos com funções policiais irá "descer concerteza em 2007" e se não houver concursos até 2010 os efectivos continuarão a diminuir.

    Em 2006, havia na PSP 21.498 efectivos com funções policiais, sendo que destes 18.041 eram agentes e agentes principais, 2.678 subchefes e chefes, 698 oficiais, 77 oficiais superiores e 4 superintendentes-chefe, segundo dados fornecidos à Lusa pela ASPP/PSP.

    Havia ainda 1.056 efectivos com funções não policiais.

    De acordo com Paulo Rodrigues, "é muito difícil chegar a números concretos sobre os efectivos operacionais actualmente em Portugal", dados que abrangem também agentes que estão com baixa ou em missões e diligências no estrangeiro.

    "Há uma percentagem muito importante de efectivos que estão com baixa, quer seja baixa prolongada, ou por terem sido feridos em serviço", disse Paulo Rodrigues.

    A ASPP começou a fazer o levantamento do número de efectivos em 2007 e já o alterou duas vezes, uma vez que a realidade na PSP muda diariamente, explicou.

    "Tivemos agora um aumento de 994 agentes, mas entretanto saíram 100 e em breve deverão sair mais 50 em regime de pré-aposentação. E depois há ainda a considerar as promoções", disse.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados