PSD propõe criação de rede de instituições museológicas nos Açores

PSD propõe criação de rede de instituições museológicas nos Açores

 

Lusa/AO online   Regional   30 de Out de 2013, 14:32

O PSD/Açores apresentou no parlamento regional um projeto para criar uma rede de instituições museológicas dos Açores (RIMA) para fortalecer a defesa e a difusão dos valores culturais açorianos.

“Este rede há de ter caráter informal, sem vínculos obrigatórios, sem dependências hierárquicas, potencialmente capaz de acolher e mobilizar todas as instituições museológicas dos Açores, independentemente da sua dimensão, tipologia ou temática”, afirmou aos jornalistas o deputado social-democrata José Andrade.

Alguns deputados no parlamento regional e o líder do PSD/Açores, Duarte Freitas, visitaram esta manhã a Oficina Museu, localizada nas Capelas (Ponta Delgada, ilha de S. Miguel) e inaugurada em 1996, um espaço sonhado e gerido pelo proprietário, o professor Manuel João Melo, que recria artes e ofícios antigos.

José Andrade referiu que a ideia social-democrata resultou da visita a cerca de 60 instituições museológicas em todas as ilhas que o grupo parlamentar efetuou este ano e pretende promover “a partilha de esforços em vez de cada um continuar a trabalhar de costas voltadas”.

“Pretende-se criar uma plataforma de gestão de sinergias comuns em benefício do objetivo que a todos interessa e que na prática poderá concretizar objetivos como, por exemplo, a partilha de boas práticas, cooperação ao nível da formação de dirigentes e técnicos, o intercâmbio de peças de interesse mútuo”, referiu o deputado.

O projeto de decreto legislativo regional refere que a criação e desenvolvimento de uma rede global, que valorize o conjunto respeitando a diversidade cultural, temática e institucional beneficia as entidades participantes e favorece a coesão social e cultural de cada ilha e do arquipélago.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.