Açoriano Oriental
PSD/Açores com proposta para reforçar apoio aos três polos da universidade da região

O líder do PSD/Açores anunciou esta terça-feira que o partido vai apresentar uma proposta de alteração ao Orçamento da Região para 2019, com vista ao reforço da verba para apoiar os custos resultantes da tripolaridade da universidade açoriana.

PSD/Açores com proposta para reforçar apoio aos três polos da universidade da região

Autor: Lusa/AO Online

“Esta será uma das propostas que iremos apresentar. E essa tripolaridade da Universidade dos Açores [dividida por três polos em São Miguel, Terceira e Faial], na opinião do PSD/Açores, deve ser assegurada pelo Governo Regional”, sustentou o presidente do PSD/Açores, Alexandre Gaudêncio, em declarações aos jornalistas.

Alexandre Gaudêncio falava na Horta, ilha do Faial, após uma visita ao Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, acrescentando que “só faz sentido manter a tripolaridade se o Governo Regional assumir o compromisso financeiro”.

E prosseguiu: “O que consta é que relativamente à anteproposta do Plano e já também da proposta de Orçamento para 2019 relativamente à tripolaridade está destinado um valor de 350 mil euros, o que é manifestamente insuficiente. Aliás, há uma recomendação do próprio reitor da Universidade dos Açores a referir que, segundo um estudo, são necessários 800 mil euros para complementar esta tripolaridade”.

Assim, o líder social-democrata disse que o partido defende “o reforço desta verba da tripolaridade”.

Sobre a visita realizada ao DOP, o líder do PSD/Açores, que é também o presidente da autarquia da Ribeira Grande, em São Miguel, explicou que tem a ver com "a preocupação do partido de auscultar a população e as instituições relativamente à anteproposta do Governo Regional" do PS.

“Esta é a visão do PSD/Açores de auscultação, em primeiro lugar, das instituições para depois propor alternativas ao Orçamento da região para 2019”, sublinhou, destacando ainda a investigação científica realizada pelo DOP, que disse ser "bastante significativa e com impacto muito positivo na atividade do mar e estudos oceânicos".

As propostas de Plano e Orçamento para 2019 serão discutidas e votadas em plenário, onde o PS tem maioria absoluta, no final de novembro.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados