Autor: Lusa
Segundo os deputados do PS eleitos pela ilha das Flores, José Gabriel Eduardo e Dora Valadão, durante o mês de abril e, já agora em maio, "foram inúmeros os relatos de utentes que não conseguiram viajar por falta de vagas" e a situação terá afetado particularmente os cidadãos que necessitam de sair da ilha por razões de saúde.
“Houve quem perdesse consultas, quem tivesse de antecipar em vários dias a viagem para garantir presença a tempo ou, no regresso, quem tenha ficado retido após exames ou tratamentos por vários dias. Isso é inaceitável”, alertaram os deputados socialistas no parlamento açoriano.
Segundo nota de imprensa do partido, num requerimento enviado ao Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), através do parlamento açoriano, os deputados exigiram ao executivo açoriano que assegure, com urgência, um reforço efetivo das ligações aéreas da SATA Air Açores, de e para a ilha das Flores.
Apontaram para o "aumento das dificuldades" sentidas pelos florentinos "nas últimas semanas" por causa da "indisponibilidade de lugares" nos voos da SATA e "listas de espera constantes".
Para o PS/Açores, a situação afeta a qualidade de vida dos residentes, a imagem da ilha como destino turístico, comprometendo também o desenvolvimento económico local.
“O Governo Regional tem de garantir que ninguém é prejudicado por viver numa ilha periférica. É seu dever assegurar que todos os cidadãos, especialmente os doentes, têm acesso digno e eficaz ao transporte aéreo, mesmo nos períodos de maior procura”, defenderam os deputados do PS/Açores, eleitos pela ilha das Flores.