PS deixa em aberto hipótese de deixar cair o Estatuto dos Açores

O porta-voz do PS, Vitalino Canas, afirmou ontem que os socialistas têm em aberto três possibilidades sobre o futuro do Estatuto dos Açores: deixar cair o diploma, confirmá-lo tal como está ou alterá-lo.


As declarações de Vitalino Canas foram proferidas no final de uma reunião do Secretariado Nacional do PS.

    Segundo o porta-voz do PS, em relação ao Estatuto Político Administrativo dos Açores, alvo de um veto político por parte do Presidente da República, Cavaco Silva, os socialistas estão a equacionar três hipóteses.

    “Existem três hipóteses, todas elas estão em aberto e todas elas são opção: deixar cair o Estatuto Político Administrativo dos Açores; mantê-lo tal como está; ou introduzir alterações. O PS ainda não excluiu nenhuma dessas três hipóteses”, frisou o dirigente socialista.

    Confrontado com a possibilidade do PS deixar cair o Estatuto dos Açores, abandonando-o, Vitalino Canas respondeu: “Talvez se possa dizer que, obviamente, há duas possibilidades que estão a ser ponderadas com mais profundidade, que é a confirmação do diploma ou a sua alteração”.

    “Mas as três possibilidades estão em aberto”, acrescentou.

    Vitalino Canas adiantou contudo que “não é intenção do PS deixar cair o Estatuto dos Açores, uma vez que aquilo que está neste momento em discussão são dois artigos – e o Estatuto dos Açores foi aprovado por unanimidade na Assembleia da República”.
PUB

Premium

Com um ano de existência, a Associação Cultural e Recreativa da Batalha das Limas quer fazer esta tradição do Carnaval micaelense, única no mundo, entrar definitivamente na era da sustentabilidade. Este ano, haverá uma redução dos sacos de plástico nos camiões e a verba da reciclagem dos sacos será entregue a uma instituição. Além disso, pela primeira vez serão usadas limas com cera de abelha, biodegradáveis, em vez da parafina