Açoriano Oriental
PS deixa em aberto hipótese de deixar cair o Estatuto dos Açores
O porta-voz do PS, Vitalino Canas, afirmou ontem que os socialistas têm em aberto três possibilidades sobre o futuro do Estatuto dos Açores: deixar cair o diploma, confirmá-lo tal como está ou alterá-lo.
PS deixa em aberto hipótese de deixar cair o Estatuto dos Açores

Autor: Lusa/AO
As declarações de Vitalino Canas foram proferidas no final de uma reunião do Secretariado Nacional do PS.

    Segundo o porta-voz do PS, em relação ao Estatuto Político Administrativo dos Açores, alvo de um veto político por parte do Presidente da República, Cavaco Silva, os socialistas estão a equacionar três hipóteses.

    “Existem três hipóteses, todas elas estão em aberto e todas elas são opção: deixar cair o Estatuto Político Administrativo dos Açores; mantê-lo tal como está; ou introduzir alterações. O PS ainda não excluiu nenhuma dessas três hipóteses”, frisou o dirigente socialista.

    Confrontado com a possibilidade do PS deixar cair o Estatuto dos Açores, abandonando-o, Vitalino Canas respondeu: “Talvez se possa dizer que, obviamente, há duas possibilidades que estão a ser ponderadas com mais profundidade, que é a confirmação do diploma ou a sua alteração”.

    “Mas as três possibilidades estão em aberto”, acrescentou.

    Vitalino Canas adiantou contudo que “não é intenção do PS deixar cair o Estatuto dos Açores, uma vez que aquilo que está neste momento em discussão são dois artigos – e o Estatuto dos Açores foi aprovado por unanimidade na Assembleia da República”.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.