Açoriano Oriental
PS das Flores pede urgência na reposição de transporte marítimo de mercadorias

O PS da ilha das Flores defendeu esta sexta feira “urgência” na reposição da normalidade do transporte marítimo de mercadorias para a ilha, alertando para as consequências negativas “da falta de um regular abastecimento”.

PS das Flores pede urgência na reposição de transporte marítimo de mercadorias

Autor: Lusa /AO Online

Em comunicado, os socialistas assinalam que, “apesar de o transporte estar assegurado através do navio 'Karoline', expressamente alugado para fazer a ligação Ponta Delgada – Flores, são por demais os atrasos e atropelos ao longo dos últimos meses”, sendo que “não está a ser cumprida” a escala “que se previa acontecer às quintas-feiras, de forma quinzenal”.

“O PS/Flores manifesta desagrado pelo facto de os florentinos estarem a ser, uma vez mais, deixados para trás, fruto de uma trapalhada nas ligações marítimas de transporte de mercadorias para a ilha que acaba por afetar não só os empresários e o tecido económico da ilha, mas também a qualidade de vida de quem aqui vive e nos visita”, referem.

Os socialistas sublinham que, “na passada semana, com o atraso do navio, parte da carga perecível que seguia a bordo já se encontrava totalmente degradada”.

Defendendo que tal “não pode voltar a acontecer”, o PS pede “a rápida intervenção do Governo Regional nesta matéria”.

Para o PS, “a repetirem-se, situações deste género contribuem para a escassez de produtos, mas também prejuízos para os empresários locais e para a qualidade de vida” da população.

“É necessário que se comece a tratar os florentinos com muito maior respeito”, alertam.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, na ilha das Flores, solicitou hoje ao Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), com a “maior urgência possível”, que seja reposta a normalidade no serviço de transporte de mercadorias.

José Carlos Mendes recorda que o transporte marítimo de mercadorias para a ilha das Flores é assegurado pela empresa Transinsular, sendo que, desde a passagem do furacão Lorenzo, em outubro de 2019, o transporte acontece num navio expressamente alugado para fazer a ligação Ponta Delgada – Flores.

Segundo o autarca, citado em nota de imprensa, este navio “tem por obrigação escalar o porto das Lajes das Flores quinzenalmente”, às quintas-feiras, mas “verifica-se que, desde algum tempo a esta parte, esta escala não está a ser cumprida, por atrasos do navio”.

“Por exemplo na última viagem deveria ter escalado a ilha no dia 30 do mês de junho último, só chegando no dia 04 de julho, ou seja, na segunda-feira da semana seguinte”, exemplifica o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz.

De acordo com José Carlos Mendes, “estes sucessivos atrasos, injustificados, têm consequências muito negativas para a economia da ilha, causando transtornos à população e graves prejuízos aos empresários e comerciantes, sobretudo neste período de verão em que a ilha está em plena atividade turística”.

Na quinta-feira, a Câmara Municipal das Lajes das Flores alertou o Governo dos Açores para a necessidade de “regularizar” o abastecimento do transporte marítimo de mercadorias à ilha.

Numa nota enviada ao executivo regional, o município considera que a ilha das Flores “tem sido confrontada desde o furacão Lorenzo [em 2019] com irregularidades no transporte marítimo de mercadorias, que muito tem afetado o regular abastecimento, com consequências negativas para a economia, para a sustentabilidade do tecido económico e para a qualidade de vida dos florentinos”.

A passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, em outubro de 2019, causou a destruição total do porto das Lajes das Flores, o que colocou em risco o abastecimento ao grupo Ocidental, composto pelas ilhas das Flores e do Corvo.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados