PS/Açores alerta que habitação é o “maior problema” da região e apela ao consenso

O líder do PS/Açores denunciou “a propaganda” do Governo Regional em relação à habitação, mas mostrou-se disponível para um “consenso político” para responder ao que considerou ser o “maior problema da sociedade açoriana”



“Não resolvendo o problema da habitação, tudo o resto, todos os restantes problemas, acontecem: os problemas relacionados com dependências, os problemas relacionados com carências sociais ou a dificuldade em arranjar emprego”, alertou Francisco César, que falava aos jornalistas durante uma visita às Quintas do Mar, na freguesia de Rabo Peixe, na ilha de São Miguel.

Francisco César sinalizou que o PS/Açores está a “tentar arranjar soluções” para responder à crise da habitação, que classificou como o “maior problema da sociedade açoriana neste momento”.

“Precisamos de resolver o problema da habitação. Sabemos que não é fácil, mas há soluções. Neste momento aquilo a que se assiste é uma decadência geral do estado das coisas”, salientou.

O também deputado na Assembleia da República considerou que existem problemas relacionados com a “falta de habitação” e com a “dignidade da habitação”, alertando para a falta de segurança e de condições nas casas da Quintas do Mar.

“A região tem património público que deve estar em condições. Deve ser disponibilizado na totalidade a quem dele precisa e a quem está disponível a pagar parte do seu rendimento para ter acesso”, defendeu.

Francisco César criticou ainda a “decadência” do património público regional e defendeu a realização de “parcerias com os privados” para a construção de mais habitação, além de uma aposta em “cooperativas de habitação que verdadeiramente funcionem”.

O presidente do PS/Açores condenou, por outro lado, a “incompetência” e a “má vontade” do Governo dos Açores na gestão do património público e denunciou que a direção regional da Habitação está a pagar "apoios hoje que são referentes ao ano de 2023".

“Há o mundo da propaganda em que parece que tudo está a correr bem. O resultado e a propaganda do Governo [Regional] está atrás de mim: edifícios públicos e habitação pública emparedada que podia ser disponibilizada a várias famílias”, criticou, referindo-se à Quintas do Mar.

O empreendimento Quintas do Mar em Rabo de Peixe, concelho de Ribeira Grande, tem habitações sociais públicas e propriedades privadas.


PUB