Açoriano Oriental
“Proximidade e compromisso” para com os mais frágeis é o desafio lançado pela Pastoral Social

Estrutura da Igreja açoriana fala num “Natal diferente, mas idêntico na sua essência, focado em Jesus Cristo”

“Proximidade e compromisso” para com os mais frágeis é o desafio lançado pela Pastoral Social

Autor: AO Online/ Igreja Açores

O Serviço da Pastoral Social da diocese de Angra acaba de dar a conhecer a sua mensagem para este Natal e pede proximidade e compromisso na atuação dos cristãos de forma a “enaltecer o amor ao próximo através da verdadeira caridade”.

Na mensagem intitulada “Um Natal diferente, mas idêntico na sua essência”, a equipa da pastoral social sublinha que esta quadra exige uma “atuação de proximidade e de compromisso por parte das instituições religiosas e forças vivas da comunidade, na procura do bem-estar de todos e em particular das pessoas mais frágeis, ou que se encontram de alguma forma em situação de exclusão social”.

“Juntos, temos de nos sentir interpelados em praticar o bem em prol dos outros e acreditar que podemos fazer melhor. O grande desafio é: se cada um fizer a sua parte, o mundo, decididamente, será melhor” refere a mensagem citando as bem-aventuranças.

“Para além do apoio material às famílias, os movimentos da Igreja devem ter uma palavra de esperança” afirma ainda a equipa da Pastoral Social insular destacando que apesar das regras impostas terem forçado o distanciamento e o isolamento, impossibilitando os convívios familiares, “anima-nos a esperança de sonhar com um novo Natal, um Natal mais focado na pessoa de Jesus Cristo”.

O Serviço Diocesano para a Pastoral Social da Diocese de Angra  desafia as paróquias a investir mais nesta área, “em especial nesta fase que atravessamos, onde a denominada pobreza envergonhada vai aparecendo um pouco por todo o lado”.

“A pandemia do Covid 19 fez-nos refletir sobre a fragilidade humana, sobre a perceção de estarmos todos no mesmo mar, embora uns em barcos mais frágeis do que outros. Este ano, somos desafiados a influenciar os nossos semelhantes, por mais pequena que seja a nossa ação, sabendo que poderá ter grande impacto na vida do nosso próximo”.

“O Natal de 2020, decididamente, será diferente dos anteriores face à atual pandemia, contudo, a sua essência mantém-se e, por isso, está em cada um de nós fazer que aconteça o verdadeiro Natal nas nossas famílias e na nossa sociedade açoriana” refere a mensagem ao sublinhar que  “o verdadeiro espírito do Natal potencia o amor, a fraternidade, a solidariedade e a humildade”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados