Açoriano Oriental
Programa Ocupação de Tempos Livres arranca nos Açores com 2.250 participantes

O programa Ocupação de Tempos Livres (OTL-J) arrancou esta segunda-feira nos Açores, com 2.250 jovens, 89% dos inscritos, o que, segundo o executivo açoriano, representa “uma taxa de colocação recorde desde 2015 (68%)”.

Programa Ocupação de Tempos Livres arranca nos Açores com 2.250 participantes

Autor: Lusa/AO Online

“Revela bem a preocupação do Governo dos Açores em divulgar e disseminar o programa por todas as ilhas do arquipélago e em assegurar o maior número de oportunidades ao maior número de jovens possível”, avançou a secretária regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, citada numa nota de imprensa.

Tinham concorrido ao programa mais de 2.500 jovens, um aumento de 410 face ao número de concorrentes em 2021.

O OTL-J “envolve 1.064 entidades, promotoras de cerca de 800 projetos para ocupação dos jovens nos meses de julho (1.ª fase) ou de agosto (2.ª fase)”.

Segundo o executivo açoriano, houve também um aumento de entidades inscritas, de 834, em 2021, para 1.215, em 2022.

“Dá boa nota do contributo das entidades para o esforço do Governo Regional para capacitar os jovens através da educação não formal e complementar à sua formação académica”, reforçou Maria João Carreiro.

O programa, destinado a jovens com idades entre os 15 e os 24 anos, “é uma primeira experiência de integração socioprofissional”.

Através dela, “os jovens adquirem competências sociais de relacionamento, responsabilidade e autonomia, além de concorrer para o despiste vocacional que pode ajudar na decisão do seu percurso académico e/ou profissional”. 

O OTL-J divide-se em três subprogramas (Ambiente e Turismo, Ocupação em Férias e Jovens Ativos), tendo 92% dos jovens sido colocados no subprograma Ocupação em Férias.

O programa representa um investimento de cerca de 400 mil euros do Governo Regional dos Açores.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados