Açoriano Oriental
Professores de informática dizem que reforma curricular vai provocar insucesso na aprendizagem
Os professores de Informática estão preocupados com as condições previstas para o ensino da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, na sequência da reforma curricular, considerando que o insucesso da aprendizagem é inevitável.
Professores de informática dizem que reforma curricular vai provocar insucesso na aprendizagem

Autor: Lusa/AO online

“Na sua grande maioria, os docentes de Informática estão apreensivos com as condições previstas para o ensino da disciplina de TIC no próximo ano letivo”, refere a Associação Nacional de Professores de Informática, num comunicado hoje divulgado.

Uma das preocupações refere-se ao aumento de alunos por turma, que passam de 26 para 30.

“Se, para as disciplinas teóricas, este aumento é um fator redutor da qualidade do ensino, para a disciplina de TIC essa perturbação é exponenciada”, refere a associação, sublinhando que as salas de aulas não estão preparadas para ter tantos alunos.

O problema do espaço é já uma questão que coloca “sérias dificuldades em várias escolas”, nomeadamente porque, na sua grande maioria, as salas de informática têm entre 10 e 14 computadores.

“Esta medida desta reorganização implica, em muitos casos, um computador por cada três alunos, o que é um retrocesso evidente em termos pedagógicos”, alertam os professores de informática.

Outra das preocupações refere-se à carga horária da disciplina, que passa a poder ser de 45 minutos semanais, o que, segundo a associação, “faz com que efetivamente a aula seja de 20 a 25” minutos porque existem várias rotinas para ligar e desligar os computadores.

A estes problemas acresce ainda o dos professores com horário zero, diz a associação.

Com os horários zero, “corre

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados