Açoriano Oriental
Privatização da RTP “dará cabo de todo o setor”
 A privatização da RTP, “como muita gente tem defendido, dará cabo de todo o setor da comunicação social”, disse hoje Henrique Monteiro, diretor para novas plataformas do grupo Impresa.

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Autor: Lusa/Aonline

“O mercado publicitário, como têm defendido os próprios publicitários, não aguenta mais um 'player' sem fazer cair outros”, considerou o responsável, que falava na Universidade de Verão do PSD, em Castelo de Vide.

O ex-diretor do Expresso defendeu, no entanto, “a presença residual do Estado na informação” quando esta “é concessionada, caso das rádios e televisões, ou quando há interesse do país e não há mercado, caso da lusofonia”.

Ao Estado bastaria, então, manter “o que é hoje” o segundo canal da RTP, uma RTP Internacional “dedicada sobretudo à lusofonia” e um canal de rádio não comercial.

“A agência Lusa, em parceria com os privados, tal como hoje existe, faz igualmente sentido. O resto é completamente dispensável”, sustentou, embora ressalvando que “acabar com a presença excessiva do Estado na comunicação social não deve dar lugar a outras presenças excessivas e porventura mais perniciosas”, disse o responsável.

“Bem sei que agora ouço muitos liberais de última hora, aqueles que foram extremosos aliados do anterior Governo e se posicionam, por vezes à força, como aliados deste, porque vivem sempre à sombra de um Governo qualquer, esses liberais vêm dizer que é isto o mercado. Mas o mercado não é, seguramente, misturar o que não é misturável – esse é o mercado sem ética que nos condenou a esta penúria, o que mistura quem se dedica a uma atividade honesta com quem se envolve em negócios nem sempre percetíveis para espíritos honestos”, disse o profissional da Impresa.

“Também não é mercado abrir concurso para duas concessões de televisão com a condicionante de haver um canal público, e depois alterar abruptamente as regras do mercado precisamente contra quem ganhou as concessões”, considerou ainda.

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