Açoriano Oriental
Prémio internacional do Alqueva
Príncipes das Astúrias entregam prémio em Alqueva
Os Príncipes das Astúrias, a convite e acompanhados pelo Presidente da República, estão hoje no Alentejo, onde recebem as Chaves da Cidade de Beja e presidem à entrega de um prémio internacional ao empreendimento de Alqueva.

Autor: Lusa/AO
A passagem por Beja dos elementos da Casa Real espanhola começa às 12:30, com uma visita à Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, considerada um dos mais belos templos barrocos do Sul de Portugal e que, depois de duas décadas fechada, alberga agora o Museu Episcopal.

    Segue-se, meia hora depois, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma cerimónia, na qual o município entrega as Chaves da Cidade de Beja a D. Felipe e a D. Letizia, as primeiras individualidades estrangeiras a serem agraciadas com aquele alto galardão municipal.

    De acordo com a autarquia, esta é a terceira vez que o município de Beja atribui as Chaves da Cidade, anteriormente entregues, em 1843, à rainha D. Maria II, e, em 1987, ao então Presidente da República, Mário soares.

    Após um almoço privado no Convento de São Francisco, Cavaco Silva, D. Felipe e D. Letizia rumam a Alqueva, onde, às 16:30, presidem à cerimónia de entrega do prémio internacional "Puente de Alcántara" ao aproveitamento hidroeléctrico do empreendimento.

    A cerimónia vai contar também com as presenças do Ministro da Agricultura, Jaime Silva, do Infante D. Carlos de Borbón, presidente de Honra da Fundação San Benito de Alcântara (Cáceres, Espanha), que atribui o prémio, e de administradores da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva (EDIA).

    O prémio destina-se às melhores obras públicas espanholas, portuguesas e ibero-americanas, tendo Alqueva sido o escolhido desta nona edição, juntamente com o aproveitamento hidroeléctrico de Carauchi, na Venezuela.

    O júri do concurso, presidido pelo Infante D. Carlos de Borbón, decidiu atribuir o prémio ao aproveitamento hidroeléctrico de Alqueva por considerar tratar-se de uma obra que está "integrada harmonicamente na paisagem".

    Por outro lado, destaca o júri, ao criar o maior lago artificial da Europa, Alqueva, que também permitiu a recuperação do acervo arqueológico da região, irá contribuir de forma decisiva para a melhoria socio-económica da região e para o desenvolvimento energético de Portugal.

    Após a entrega do prémio, o Presidente da República e os Príncipes das Astúrias inauguram, às 17:00, um Memorial representativo de Alqueva, nas vertentes de projecto, obra, território e objectivos, e uma homenagem a todos os que tornaram possível a obra.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados