De acordo com um estudo da consultora Deloitte, os 20 clubes da Premier League gastaram mil milhões de euros (835 milhões de libras esterlinas) na janela de transferências de verão, com o Manchester United à cabeça.
Os "red devils" - que terminaram em sétimo na época passada e nem estão nas competições europeias - investiram perto de 189 milhões de euros (150 milhões de libras), com destaque para a contratação dos argentinos Di María (por 75 milhões de euros) e Rojo (20 milhões), o inglês Luke Shaw (37,5 milhões), o espanhol Ander Herrera (36 milhões) e a aquisição, por empréstimo do AS Mónaco, do avançado colombiano Falcao.
Segundo o acordo de empréstimo, os ingleses pagaram aos monegascos 7,5 milhões de euros. No total, e segundo a imprensa os valores rondam os 16 milhões de libras (cerca de 20 milhões de euros), tendo em conta os 240.000 euros (190.000 libras) semanais a pagar de ordenado ao avançado.
O total gasto pelos clubes da Liga inglesa ultrapassa em 250 milhões de euros o anterior recorde, estabelecido no ano passado (796 milhões de euros).
“Este verão também assistimos ao maior investimento numa única janela de transferências por um único clube da ‘Premier League’ [Manchester United], bem como a um novo recorde na transferência de um único jogador [Di Maria, para o Manchester United, por 75 milhões de euros]”, salientou Dan Jones, sócio da Sports Business Group da Deloitte.
Para Dan Jones, o desafio que se coloca agora aos clubes é o de reforçar os seus plantéis de forma responsável: “as regras que existem atualmente, tanto ao nível da liga inglesa como da Europa, encorajam os clubes a equilibrarem os seus gastos com as receitas”.
Num segundo lugar, bastante distante, surge a liga espanhola, com investimentos de 530 milhões de euros, com destaque para os "gigantes" Real Madrid (que só no colombiano James Rodriguez gastou 80 milhões de euros) e Barcelona (80 milhões de euros pelo uruguaio Luis Suárez).
A Seria A italiana gastou 345 milhões de euros em contratações, seguido da liga alemã (Bundesliga), cujos clubes fizeram investimentos de 315 milhões de euros. A Ligue 1 de França fecha o top5, com 125 milhões de euros de investimentos.
No total, as cinco principais ligas europeias gastaram em jogadores de futebol quase 2,4 mil milhões de euros, o equivalente a três vezes o que foi gasto para construir a Ponte Vasco da Gama, que liga o Montijo a Lisboa.
Entre os maiores clubes portugueses, o Benfica gastou cerca de 35 milhões de euros, tal como o FC Porto, enquanto o Sporting aplicou cerca de 18 milhões de euros no plantel.
