Autor: Lusa/AO Online
O conclave para a eleição do novo Papa terá início na quarta-feira no Vaticano, após a morte do Papa Francisco, a 21 de abril, com 133 cardeais eleitores de todo o mundo reunidos na Capela Sistina para escolher o 267.º líder da Igreja Católica.
Matteo Bruni indicou que os cardeais eleitores vão entrar na capela por volta das 16h30 locais, depois haverá uma catequese pelo cardeal Raniero Cantalamessa e a prestação de juramento de posse, seguida da primeira votação para decidir quem deve suceder a Francisco.
Durante o conclave, haverá quatro votações e dois sinais de fumo por dia até que seja eleito um novo papa.
Depois, na quinta-feira, o primeiro sinal de fumo pode ser por volta do meio-dia, a menos que seja escolhido um novo papa na primeira votação do dia, caso em que o fumo branco sairá da chaminé por volta das 10h30.
Da mesma forma, o sinal de fumo subsequente só aparecerá por volta das 19h00 locais, a menos que a primeira votação da tarde fosse decisiva, caso em que o fumo branco sairia por volta das 17h30.
Francisco morreu a 21 de abril, aos 88 anos, deixando um pontificado de 12 anos de grande popularidade, mas também marcado por uma feroz oposição interna.