Açoriano Oriental
Presidente do Governo afirma que os Açores são “a maior fronteira ocidental marítima atlântica que a União Europeia tem”

O Presidente do Governo Regional disse este domingo, em Angra do Heroísmo, e no Dia da Europa, que os Açores representam uma mais-valia para a União Europeia quanto ao seu futuro, relembrando que, com o Brexit e com a saída do Reino Unido, a Região é “a maior fronteira ocidental marítima atlântica que a União Europeia tem”.

Presidente do Governo afirma que os Açores são “a maior fronteira ocidental marítima atlântica que a União Europeia tem”

Autor: AO Online / GA

José Manuel Boleiro realçou ainda que os Açores já eram, mas que agora são “ainda mais relevantes para um reconhecimento na Europa” por via da “dimensão marítima” das nove ilhas.

O líder do Executivo açoriano falava à margem a uma visita ao Centro de Informação Europe Direct – Açores, no âmbito do Dia da Europa, que se comemora hoje, dia 9 de maio, onde quis “marcar presença com uma mensagem positiva para a representação e a presença dos Açores na União”.

Na qualidade também de Presidente da Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas, Bolieiro fez questão de “saudar a Europa e expressar, no meio do Atlântico, os Açores como Região de cultura e identidade europeia”, destacando que os Açores não são “apenas um espaço da ultraperiferia e que conta com a solidariedade e com as teorias do desenvolvimento da coesão na Europa”.

O chefe do executivo açoriano realçou ainda o facto de Portugal estar a presidir à União Europeia para deixar uma nota ao país de que Portugal “tem relevância geoestratégica dominante pela via do espaço e do mar que também deve aos Açores”.

José Manuel Bolieiro frisou que o Observatório do Ambiente dos Açores sensibiliza para as questões que devem ser centrais nas políticas europeias quanto às alterações climáticas relativas à transição digital e ambiental, destacando que “os Açores têm muito para dar e esperam receber na proporção o muito que tem para dar ao país e à União Europeia”.

O Presidente do Governo Regional disse ainda que na cimeira social, que se realizou este sábado, sob a presidência portuguesa, os Açores afirmaram a sua posição, com o respetivo enquadramento jurídico, para terem uma majoração na atribuição dos contingentes de vacinas pelos estados-membros.

“Apesar de não termos tido resposta favorável ao nosso pedido de majoração por parte da Comissária da Saúde e Segurança Alimentar, somos persistentes e há agora uma espectativa de mais vacinas a distribuir pelos estados-membros, pelo que não vamos deixar cair a nossa reivindicação”, frisou José Manuel Boleiro. 


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados